Saúde

STTP e SAMU garantem segurança e rapidez no atendimento a vítimas de acidentes em Campina

A parceria firmada entre a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para realizar atendimentos conjuntos, completa três meses apresentando resultados positivos.

Cerca de 200 acidentes já receberam apoio conjunto dos dois órgãos, com tempo médio de chegada das equipes aos locais das ocorrências de nove minutos. Já o período médio entre a solicitação de atendimento e a liberação da via é de apenas 28 minutos, proporcionando fluidez ao trânsito.

O objetivo da parceria, além de salvar vidas, é também garantir a segurança viária dos locais das ocorrências, identificar as causas de acidentes de trânsito com vítimas e propor soluções viárias (fiscalização, sinalização e educação) para diminuir o número de ocorrências dessa natureza.

A parceria é resultado do trabalho do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), criado pela STTP. Pelos termos do acordo, STTP e SAMU estão conectados 24 horas via rádio. Quando há um acidente de trânsito com vítima, os operadores do SAMU informam imediatamente aos agentes de trânsito da STTP, que vão ao local, no menor tempo possível, para prestar apoio.

Para Carlos Dunga Júnior, superintendente da STTP, a parceria com o SAMU, que conta com o apoio essencial do coordenador Ismael Kim, é fundamental para melhorar o atendimento aos acidentados e garantir mais dados aos estudos estatísticos da STTP.

“Por meio desta parceria, nossos agentes dão apoio em todos os atendimentos de acidentes com vítima, garantindo segurança viária para os profissionais do SAMU e para os acidentados, já que fazem a sinalização adequada do local. Os números apresentados só demonstram que a união está dando certo. Quem ganha é a população de Campina Grande”, salientou Dunga.

Objetivo do NEAT

O NEAT tem como meta coletar dados e analisar casos de acidentes. Essas informações integram as estatísticas interinstitucionais, subsidiando o fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito, por meio de planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo