Cotidiano

Superintendente da STTP participa de Seminário Nacional NTU

O Superintendente de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP), Félix Neto, está em Brasília onde cumpre agenda do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana. Ele também participa nesta quarta e quinta-feira, dias 21 e 22, da 33ª edição do Seminário Nacional NTU, integrando uma representação do Fórum Nacional de Secretários de Transporte Urbano e Trânsito.

Na última terça-feira (20), Félix Neto esteve no Palácio do Congresso Nacional, acompanhando o secretário extraordinário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre e presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, Rodrigo Mata Tortoriello. O objetivo da visita foi à entrega de um manifesto contra o Projeto de Lei 3267/19, do Poder Executivo, que faz diversas alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB/Lei 9.503/97), podendo torná-lo menos rigoroso.

O documento, chamado Manifesto pela Vida, em nome do Fórum Nacional, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), foi entregue ao deputado federal Roberto de Lucena (PODE-SP) e para Cássia Regina Ossipe Martins Botelho, que é chefe de gabinete do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O documento tem o propósito de chamar a atenção para os riscos que as eventuais mudanças causam ao colocar em xeque conquistas em segurança no trânsito e os investimentos em educação para a redução no número de acidentes.

Também participaram da comissão o presidente da ANTP, Ailton Brasiliense; vice-presidente de Transportes do Fórum Nacional e secretário de Mobilidade de São José dos Campos, Paulo Guimarães; diretor de Relações Institucionais da ANTP, Alexandre Rezende; o secretário de Transporte de Campinas e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), Carlos José Barreiro.

Seminário NTU – Félix Neto também participou do 33º Seminário Nacional NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), evento que discute ações e contribuições que o transporte público urbano oferece e ainda poderá garantir à sociedade, nas mais variadas áreas, abrindo espaço para reflexão e discussão de propostas consolidadas e novas ideias para o transporte público no marco da mobilidade urbana.

Entre os destaques da programação, no primeiro dia do evento (20), foi apresentado o painel dedicado às discussões sobre “Como alcançar um transporte público de qualidade, com transparência e preços acessíveis aos passageiros”. Foi realizado um debate sobre o cenário atual e formas de avançar na implementação das propostas setoriais, reunidas no documento “Construindo hoje o amanhã – propostas para o transporte público no Brasil”.

Ainda no dia 20, outro painel sobre a “Modernização do marco regulatório do transporte público” discutiu como inovar e oferecer um serviço de transporte coletivo mais flexível e de maior qualidade, em ambiente altamente regulado, com rígidos contratos de concessão. O tema foi apresentado pelo jurista brasileiro Marçal Justen Filho.

Outro destaque, ainda no primeiro dia do evento, foram palestras sobre “Inovação na mobilidade urbana e o futuro do transporte público”, proferida pelo professor Matheus Sousa Oliveira, do Programa de Engenharia de Transportes/Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). A história do transporte público coletivo no Brasil e no mundo também integrou a programação do primeiro dia do evento.

Fórum – A quarta-feira, 21, foi destinada às discussões sobre mobilidade urbana, durante a realização da 95ª reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana. A abertura do evento foi realizada pelo prefeito de São José dos Campos (Feliciu Ramuth), vice-presidente de mobilidade urbana da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), Gilberto Perre (secretário executivo da FNP); Ailton Brasiliense (presidente da ANTP); e Rodrigo Tortoriello (presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana).

“O Papel da União e dos Municípios na Regulamentação do Uso de Patinetes Elétricos”, e “Os desafios na Democratização do Espaço Viário” foram os painéis de debates que contaram com a participação de Jean Carlos Pejo (assessor do Ministro do Desenvolvimento Regional); Edson Caram (secretário municipal de Mobilidade e de Transportes de São Paulo); Luiz Lindau (diretor do Programa de Cidades do WRI Brasil); e de Luiz Pazetti (coordenador Geral de Apoio Técnico e Fiscalização – Denatran).

No período da tarde, com a presença do superintendente da ANTP, Luiz Carlos Néspoli (Branco), foi realizada a apresentação da nova diretoria, inclusive com a posse do dirigente da STTP, Felix Neto, no cargo vice-presidente de Transporte do Fórum.

Em seguida houve a apresentação dos membros da Frente Parlamentar Mista Comissão do Transporte Público, integrada pelo deputado Mauro Lopes (coordenador geral); senador Rodrigo Pacheco (coordenador adjunto), e deputados Ronaldo Carleto e Orlando Silva (também coordenadores Adjuntos). Na oportunidade foi realizada uma exposição das metas e objetivos do trabalho desenvolvido pela Frente Parlamentar.

Durante toda a agenda em Brasília, o superintendente Felix Neto estava acompanhado da engenheira da Seplan, Araci Brasil, também representando a Prefeitura de Campina Grande; da engenheira Valéria Barros (especialista em mobilidade), e do secretário da Semob da cidade de Cabedelo, George Ventura Morais.

Codecom PMCG



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo