Curiosidades

Todos os benefícios das nozes para o coração e para os intestinos

Segundo uma nova pesquisa publicada no periódico científico Journal of Nutrition, a noz é altamente benéfica para o coração combatendo o aparecimento de doenças cardiovasculares.

A equipa de investigadores norte-americanos observou 42 indivíduos que sofriam de excesso de peso ou de obesidade, entre os 30 e 65 anos. Previamente ao estudo, os participantes foram todos submetidos a uma dieta considerada ‘normal’ (na qual 12% das calorias diárias provinham de gordura saturada), por um período de duas semanas.

“Tal ocorreu porque provavelmente comer nozes inteiras todos os dias reduz os níveis de colesterol e a pressão arterial”, afirmaram as autoras do estudo Penny Kris-Etherton e Kristina Petersen, ambas da Penn State University, nos Estados Unidos, à revista Women’s Health.

Mais ainda, o fruto seco é rico em fibras, o que afeta positivamente as bactérias dos intestinos. Além disso, gorduras insaturadas, como ómega-3, podem contribuir para microbiotas favoráveis do órgão. O que por sua vez também contribui para reduzir a pressão arterial, contrariando novamente o risco de doenças coronárias.

Notícias Ao Minuto Brasil



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo