Transpiração sob controle

foto google
foto google

Em época de termômetros marcando quase 40°C, é preciso redobrar atenção para não exibir marcas inconvenientes de suor na roupa. Mas também é preciso cuidado ao escolher o produto para controlar este efeito, caso contrário, axilas escurecidas, pele irritada e mau cheiro disfarçado de perfume podem comprometer a saúde e a vaidade.

São Paulo – 4/12/2013 – Incrível: o corpo de um indivíduo adulto é dotado de mais de três milhões de glândulas sudoríparas, que são capazes de produzir até 12 litros de suor por dia. Eis a explicação porque a gente, nos dias quentes, não consegue controlar aquele líquido corporal que tende a manchar a roupa e, por vezes, levar embora o cheirinho delicioso do novo perfume importando!

A transpiração ocorre sempre que a temperatura da pele aumenta, gerando um líquido composto por água, sais minerais e outras substâncias. Basicamente, o suor é inodoro e só adquire “aquele cheirinho característico” ao se misturar com bactérias que habitam a superfície cutânea, alterando sua constituição. Esse processo metabólico é mais evidente nas glândulas presentes nas axilas e na zona genital, onde o acúmulo de suor é mais intenso. O mesmo se passa nos pés, que estão habitualmente envolvidos por sapatos e meias, criando um ambiente perfeito para as bactérias se desenvolverem.

A hiperatividade das glândulas sudoríparas leva à perspiração excessiva, condição esta conhecida como hiperidrose. Já o cheiro desagradável é denominado de bromidrose.

Atualmente, os produtos mais utilizados para controlar a transpiração e o odor produzido por ela são, respectivamente, antiperspirantes e desodorantes. O antiperspirante tem a função de controlar a saída do suor pelas glândulas sudoríparas, atuando pelo mecanismo de adstringência. O desodorante age, principalmente, sobre o odor, por meio de ação bactericida, sendo sua função eliminar as bactérias que habitam a superfície da pele.

O x da questão

Apesar de absolutamente necessários, tais produtos podem causar irritação na pele devido a um componente usual das formulações: o cloridrato de alumínio. Além do desconforto, essa agressão cutânea pode causar, também, o escurecimento das axilas, graças ao efeito irritante e inflamatório.

Para quem sofre com tais consequências, um ativo italiano (desenvolvido pela Vevy, Itália), comercializado no Brasil pela Galena, pode ser a grande alternativa. Denominado de Hexatrate® ele é composto de citrato de alumínio, substância que inibe a transpiração, mas não causa nenhum tipo de irritação à pele, tornando-se ideal para quem tem a pele sensível.

Hexatrate®, por possuir em sua composição componentes naturais e de natureza orgânica, como óleos essenciais, e sais orgânicos de alumínio, apresenta um potencial irritante comprovadamente inferior aos sais inorgânicos de alumínio, como o cloridróxido de alumínio, sem causar escurecimento da pele ou manchas nas roupas.

Ele pode ser formulado nas versões: Desodorante e Antiperspirante Spray, Creme Desodorante-Antiperspirante, Gel Desodorante Antiperspirante, Desodorante Antiperspirante para os Pés, Roll-on Antiperspirante e Desodorante Hipoalergênico para Peles Sensíveis.

Composição de Hexatrate®

Citrato deTripropilenoglicol: emoliente não untuoso com propriedade de fixação

Citrato de Alumínio: sal de alumínio orgânico, apresenta menor potencial de sensibilização da pele. Não induz modificações no estrato córneo e nos ductos das glândulas, além de não causar danos celulares e inflamação crônica

Álcool Feniletílico: adstringente e antisséptico

Glucamina: neutraliza ácidos graxos oriundos da decomposição do suor

Phenoxyethanol: é um derivado fenólico, com ação preservante eficiente, principalmente contra bactérias gram-negativas

Polietilenoglicol 200: apresenta propriedade emoliente e surfactante

Óleos essenciais: constituintes de sândalo, rosa, coentro e jacinto, apresentam propriedades antisséptica e adstringente, contribuindo sinergisticamente para ação desodorante e antiperspirante

EFEITO POTENCIALIZADO

Há ativos que podem ser associados ao Hexatrate® na mesma fórmula, como o Sensiline®, ou em formulações complementares, como o Verochic®, para garantir um resultado ainda melhor. Conheça o poder destes aliados:

Verochic® (Shikimic Acid): ingrediente cosmético multifuncional obtido do anis estrelado (Illicium verum), que apresenta ação desodorante por inibir a enzima lipase, diminuindo a produção de ácidos graxos. Auxilia a combater o odor da transpiração (Este ativo multifuncional também é utilizado para renovação celular e combate da oleosidade e da caspa.)

Sensiline® (Linseed extract): ativo anti-irritante obtido da semente de linhaça. Atua na proteção física (formação de filme) e proteção biológica (modulação de liberação de interleucinas).

Fucogel® (Biossaccharide gum-1): polissacarídeo obtido por processos biotecnológicos, que promove hidratação e efeito calmante.

Ecoskin® (Alpha-glucan oligosaccharide, Polymnia sonchifolia root juice, Maltodextrin and Lactobacillus): complexo pré e probiótico, composto por alfagluco-oligossacarídeos, betafruto-oligossacarídeos e Lactobacillus casei e acidophilus. Estimula as defesas naturais da pele, através do estímulo de bactérias da microbiota normal.

Fonte: Claudia Coral – Farmacêutica.

A Galena é uma empresa líder na importação e distribuição de matérias-primas para farmácias magistrais e indústrias farmacêuticas, alimentícias e veterinárias.

www.galena.com.br

Jornalista responsável:
Rodrigo Hernandes (Mtb-SP 40.598)
Cel: 11-99354-5230
Tels: 11-2061-7919/2061-5709
Av. Paes de Barros, 2659 – cj. 27
CEP 03149-100- São Paulo – SP
rodrigo.hernandes@holdingcom.com.br



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo