Releases

Treinamento de cervejaria alcança mais de 170 mil pessoas

ambev2Curso da Ambev e da FGV alerta para os perigos do consumo indevido de bebidas alcoólicas
Mais de 170 mil pessoas foram treinadas pela Ambev a respeito do consumo responsável de bebidas alcoólicas em2014. Além de capacitar garçons e atendentes em todo o país, a empresa investiu na conscientização de vendedores de bebidas em megaeventos como Carnaval, Copa do Mundo, Oktoberfest, rodeios de Jaguariúna e de Barretos.
O curso foi criado pela Ambev com a chancela da Fundação Getúlio Vargas e inclui a história e cultura da cerveja; a saúde e o bem-estar relacionados ao consumo moderado; a proibição do consumo de bebida alcoólica por menores de 18 anos; dicas de como falar com os jovens e os perigos do consumo excessivo.
“Essa é uma marca histórica para a Ambev. Estamos muito satisfeitos com a conquista de mais de 170 mil pessoas treinadas. Em 2015, nossa intenção é manter o ritmo de treinamentos”, afirma José Roberto Brandi, gerente de relações corporativas da Ambev.
Para treinamentos em larga escala, a empresa desenvolveu ainda ações pontuais de grande alcance. No Dia de Responsa,  celebrado em setembro, centenas de funcionários da Ambev saíram às ruas para conversar com donos de pontos de venda sobre a importância de restringir por completo o acesso a bebidas alcoólicas por menores de 18 anos. Na ocasião, cinco mil garçons e atendentes de bares foram treinados em apenas um dia.
“Ao participar do curso, além de mais responsável, o atendente de caixa, garçom, dono de bar torna-se um multiplicador deste tema tão relevante para a sociedade”, destaca Brandi. “Ademais, é imprescindível que nossos produtos sejam consumidos de forma consciente e que nunca estejam associados ao uso indevido de bebida alcoólica”, conclui.
Desde o começo do programa de treinamentos em consumo responsável da Ambev, em 2011, mais de 275 mil pessoas  já  foram orientadas.
A Ambev e o consumo responsável
A Ambev organiza ações de defesa das práticas de consumo responsável há  quase 12 anos. Norteadas pelas premissas da OMS, as ações da Ambev têm o objetivo de estimular o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores; promover a segurança viária; e incentivar o consumo moderado.
Atualmente, além dos treinamentos dos profissionais envolvidos com venda de cerveja, a companhia possui  iniciativas como o Jovens de Responsa, Supermercado de Responsa e Papo em Família.
O Jovens de Responsa começou em 2010 e hoje reúne 28 ONGs de cinco estados brasileiros. Com apoio, orientação e acompanhamento da Ambev, cada uma das ONGs desenvolve um trabalho diferenciado de acordo com a realidade local para conscientizar os menores de idade que eles não devem beber. Por meio do Jovens de Responsa, a empresa tem encontrado iniciativas de prevenção simples, eficazes e de baixo custo de serem reaplicadas, as chamadas tecnologias sociais. Essas ferramentas têm colaborado com a elaboração de políticas públicas voltadas para o uso consciente do álcool.
O Supermercado de Responsa é uma parceria com redes de supermercados que visa evitar que menores de idade consigam comprar bebidas alcoólicas em supermercados do país.
Já o Papo em Família é um projeto lançado em 2013 para orientar os pais a prevenir o consumo de álcool por seus filhos menores de 18 anos. O programa foi criado em parceria com a Mauricio de Sousa Produções e conta com uma série de materiais didáticos multimídia, todos ilustrados pela Turma da Mônica Jovem e pela da Turma da Tina.  Somente em 2014, 108 mil cartilhas foram distribuídas. Os materiais do projeto estão disponíveis na página da Ambev no Youtube e no site da companhia.​
Sobre a Ambev
Ser a “Melhor Empresa de Bebidas do Mundo, unindo as pessoas, por um Mundo Melhor”. Esta é a missão da Ambev, empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, no Brasil, com operações em 16 países das Américas (Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Dominica, Antigua e St. Vincent).
Dona de um portfólio de “estrelas” como Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi, Sukita, Antarctica Citrus e H2OH!; o isotônico Gatorade e o chá Lipton, além do energético Fusion e da Brahma 0,0%, totalmente sem álcool, a Ambev é líder no ranking das cervejarias na América Latina.
Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Ambev tem em seus funcionários – 35 mil só no Brasil – sua maior fortaleza. Por isso, investe continuamente no desenvolvimento e sucesso de sua Gente, que é incentivada a se sentir dona da companhia e pensar grande.
Pioneira, a companhia desenvolve o Programa Ambev de Consumo Responsável desde 2003, fazendo campanhas de conscientização sobre o uso indevido do álcool, norteadas pelas premissas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Dentre seus principais projetos estão o Papo em Família, o Jovens de Responsa, o Bar de Responsa e o Supermercado de Responsa. Todos voltados a evitar o consumo de álcool por menores de idade.
Sua reconhecida excelência em gestão gera retorno aos seus acionistas e garante atuação sustentável. No ano de 2013, o volume de vendas da companhia chegou a quase 165 milhões de hectolitros de bebidas e a receita líquida foi de R$ 34,8 bilhões – crescimento de 6,4% em relação ao ano de 2012.
Referência em práticas ambientais, a Ambev criou o Movimento CYAN – Quem vê água enxerga seu valor (www.movimentocyan.com.br), uma ampla iniciativa de mobilização e conscientização da sociedade para o uso racional desse recurso natural. Um dos principais destaques de maior impacto do Movimento é o Projeto Bacias, que atua em conjunto com as ONGs WWF e The Nature Conservancy para preservar bacias hidrográficas. E, para estimular a reciclagem pós consumo, a companhia desenvolve inúmeras ações por meio do Ambev Recicla.
Acompanhe as notícias e novidades da Ambev também no site www.ambev.com.br e nas redes sociais: http://www.twitter.com/ambevbrasil e no Linkedin http://www.linkedin.com/company/ambev.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo