Turistas e pessoenses vão às compras de Natal no Salão de Artesanato

aO fim de semana foi movimentado no Salão de Artesanato da Paraíba. Centenas de famílias aproveitaram o local para realizarem as compras de Natal. A tipologia Fibra, tema do Salão deste ano, foi muito prestigiada pelos visitantes, mas as peças da tipologia Brinquedo Popular encantaram as crianças. Mamulengos, peões, petecas e bonecas de pano fizeram sucesso também entre os pais que decidiram presentear seus filhos com uma lembrança criativa neste Natal. 

De acordo com a gestora do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), Ladjane Barbosa, grande parte dos visitantes do Salão neste fim de semana foi composta pelos turistas que estão chegando à Capital paraibana para passar as festas de fim de ano. “O Salão está fazendo sucesso porque lá as pessoas encontram lembranças de todos os tipos e preços. Em um só lugar, dá para encontrar desde um presente sofisticado até um simples mimo”, observa.

O secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano, comentou que o Salão é um atrativo turístico a mais para o turista que vem visitar João Pessoa na alta temporada. “Segundo a Associação Brasileira de Hotéis, a expectativa de ocupação na Capital este ano é de 95%, índice maior que do ano passado, que foi de 92%. O Salão de Artesanato contribui muito para isso, porque o turista vem sedento para conhecer a cultura e arte do lugar que ele está visitando. Aqui estão reunidos artesãos de todas as regiões do Estado, com diversos tipos de arte. Estamos satisfeitos porque o Salão já está sendo um sucesso”, avalia.

Com o tema “Nossa Arte tem Fibra”, esta edição do Salão destaca os artigos que usam as fibras vegetais como matéria-prima. O evento conta com peças de mais de 4 mil artesãos de todas as regiões do Estado. São mais de 3,5 mil metros quadrados de área, abrangendo todas as tipologias do artesanato paraibano: fios, madeira, algodão colorido, fibra, cerâmica, couro, tecelagem, brinquedo, pedra, metal, osso, artesanato indígena, cordel, xilogravura, habilidades manuais e ainda conta com um espaço que destaca a gastronomia regional.

O Salão vai funcionar diariamente das 15h às 22h, até o dia 26 de janeiro. As exceções são para os dias 24, 25 e 31 de dezembro, bem como para o dia 1º de janeiro, quando o evento será fechado para as festas de final de ano. A visitação é gratuita. O Programa do Artesanato Paraibano é coordenado pela primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, e é vinculado à Secretaria de Estado de Turismo Desenvolvimento Econômico.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo