Mundo

Ucrânia: Centenas de pessoas protestam em Belgrado contra invasão russa

 

protesto foi convocado para o dia em que se completam 10 meses da invasão da Ucrânia pela Rússia, tendo como promotora a Sociedade Democrática Russa, organização de cidadãos russos residentes na Sérvia, país onde, nos últimos meses, têm chegado milhares de opositores ao regime do Presidente Vladimir Putin.

Sob o lema “Paz para a Ucrânia, Liberdade para a Rússia”, os manifestantes concentraram-se numa praça no centro da capital sérvia e transportaram faixas onde se lia “Putin, mãos fora da Ucrânia”, “Liberdade para a Ucrânia” e “Parem a guerra”.

Durante a manifestação, foram entoados ‘slogans’ como “Putin para Haia”, para ser julgado por crimes de guerra no Tribunal Penal Internacional, “Liberdade” ou “Navalny”, numa alusão ao opositor russo Alexei Navalny, atualmente preso.

Apesar de terem desfilado pelas ruas do centro de Belgrado, os manifestantes foram impedidos pela polícia de se aproximarem do edifício da embaixada da Rússia.

Em comunicado, os manifestantes sublinharam que centenas de milhares de vidas foram destruídas e milhões de pessoas foram forçadas a fugir das suas casas durante os dez meses de guerra.

Na Sérvia, têm-se realizado manifestações de protesto contra a agressão russa na Ucrânia, mas também reuniões de organizações de direita que apoiam Moscovo.

A Sérvia, país candidato à adesão à União Europeia (UE), condenou a agressão, mas até agora não aderiu às sanções ocidentais contra a Rússia.

A Rússia é um aliado tradicional da Sérvia e defende os seus interesses em fóruns internacionais, tais como a posição de não reconhecer a independência que a sua antiga província do Kosovo proclamou em 2008.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 14 milhões de pessoas – 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 7,8 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Neste momento, 17,7 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento.

A invasão russa -justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de “desnazificação” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia – foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e econômicas.

 

Notícias Ao Minuto

Foto: © Getty



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo