Artigo

Uma vida com mais fôlego Dr. Pedro Oliveira (*)

A poluição enfrentada pela população e o uso do tabaco estão reduzindo a expectativa de vida e se transformando num problema sério de saúde pública. Uma recente pesquisa do Ministério da Saúde aponta que a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) atinge cerca de cinco milhões de brasileiros e já ocupa a posição de quinta maior causa de internação no Sistema Único de Saúde (SUS) nos últimos dez anos, entre os cidadãos maiores de 40 anos.

A DPOC mata mais de 40 mil brasileiros todos os anos e, no mundo, uma pessoa a cada dez segundos. Segundo projeções, a doença deve chegar ao terceiro lugar entre as principais causas de morte em 2030. Não é de hoje que poluição e tabaco têm preocupado as autoridades médicas em todo o mundo. O problema é gravíssimo e responsável pela redução da qualidade de vida da população. Nas grandes metrópoles, por exemplo, crianças e idosos sofrem principalmente no inverno diante da baixa umidade e acúmulo de partículas de poluição no ar.

As soluções passam por políticas públicas amplas que consideram os vários fatores que causam a DPOC. O trânsito deve ser visto como uma fonte de grande potencial poluidora, como mostra uma pesquisa realizada em 2013 pela ONG Saúde e Sustentabilidade, em parceria com especialistas da área de saúde. O estudo revela que a poluição do ar colaborou para a morte de 99.084 pessoas entre 2006 e 2011 no país. A poluição veicular responde por 40% do problema.

O uso de veículos com fontes sustentáveis, o incentivo ao uso de transporte público não passam apenas como soluções do transporte, mas também para a melhoria da saúde da população. Se continuarmos a incentivar o uso do transporte individual, estaremos fadados a queimar cada vez mais combustíveis de origem fóssil, aumentando os problemas de saúde da população.

O combate ao tabaco deve ir além das fronteiras do sistema público, com engajamento cada vez maior das companhias. Nosso trabalho na ePharma, empresa líder de assistência farmacêutica e de saúde no Brasil, mostra que o engajamento das corporações em campanhas de combate ao uso do tabaco traz resultados significativos para a própria empresa e seus colaboradores. Conseguimos mudar atitudes por meio do Programa de Assistência aos Fumantes, conquistando benefícios sociais, econômicos e clínicos.

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica chega silenciosamente na vida de milhares de brasileiros e deve ser encarada como um problema de grandes proporções. Temos condições de reverter os agentes causadores dessa doença, investindo em transporte sustentável e ajudando a combater o tabagismo. 

(*) Diretor Médico da ePharma



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo