Educação

Uncaria Tomentosa (Unha de Gato) melhora qualidade de vida em pacientes com tumores sólidos avançados

O Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), acaba de concluir um estudo clínico inédito, utilizando a planta medicinal da Amazônia Uncaria Tomentosa, popularmente conhecida como Unha de Gato, bastante usada para tratamentos reumatológicos. A pesquisa mostrou grande melhoria na qualidade de vida de pacientes com tumores metastáticos e em cuidados paliativos.

O projeto, realizado pelo chefe do Departamento de Oncologia Clínica do IBCC, Auro del Giglio, e pela oncologista Larissa Lopes de Paula, é reconhecido por ser desenvolvido exclusivamente no Brasil. “Fora do País, não existe referência na literatura médica que possa ser comparado à esta pesquisa ou que use esse tipo de tratamento”, afirma a médica.

Para desenvolver a pesquisa, foram selecionados 51 pacientes com diversos tipos de tumores sólidos que vieram de vários serviços, incluindo IBCC.  “Os tumores mais frequentes em nossos pacientes eram de câncer de cólon, mama e pulmão, mas o estudo foi feito em pacientes com todos os tipos de câncer, com uma importante variedade dentro da nossa mostra”, afirma Larissa.

Como todos os selecionados já estavam em estado bem avançado da doença, eles receberam um comprimido do fitoterápico três vezes ao dia, durante dois meses, período considerável quando se trata de pacientes em cuidados paliativos. A conclusão foi que, além de melhorar a qualidade de vida desses pacientes e contribuir para a melhora da fadiga, 8% deles também tiveram a doença estagnada durante um ano. “8% da amostra em um cenário oncológico é algo a se considerar”, destaca a médica.

Além destes benefícios, o medicamento apontou pouquíssimos efeitos colaterais. “De forma geral, a medicação foi bem tolerada por nossos pacientes e não houve nenhum tipo de efeito colateral, pois um medicamento natural também precisa ser avaliado com cuidado e este mostrou uma boa tolerância”, concluiu a pesquisadora.

Os estudos foram finalizados no final de fevereiro e, por enquanto, os médicos não estão prescrevendo a planta Unha de Gato de rotina para tratamento oncológico, pois ainda são necessários mais estudos confirmatórios.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo