Paraíba

Unidade Móvel contra violência na zona rural atendeu 4,2 mil mulheres na PB

09.08.13-ricardo_eleonora-menicucci_fotos-roberto-guedes_secom-pb-13A equipe da unidade móvel de atendimento às mulheres trabalhadoras do campo e da zona rural, vítimas de violência doméstica, orientou 4.200 mil mulheres em comunidades de 39 municípios da Paraíba em um ano de funcionamento. O serviço itinerante prestado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, começou a funcionar em novembro de 2013, oferecendo atendimento psicossocial, jurídico, orientação e palestras.

Segundo a secretária da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), Gilberta Soares, o calendário de atendimento atendeu comunidades de várias regiões do Estado, e terá continuação permanente em 2015.

Segundo a secretária, a chegada das unidades móveis ajuda a população conhecer os serviços de atendimento às mulheres em situação de violência e fortalece a decisão de fazer uma denúncia numa perspectiva de enfrentar a violência.

“Nosso objetivo é levar informação sobre o fenômeno da violência doméstica contra mulher, os tipos, consequências e a forma de sair da situação. Muitas mulheres participaram da orientação, poucas denunciam, mas a meta é oferecer caminhos para enfrentar a situação”, explicou a secretária.

As unidades móveis foram entregues ao Governo do Estado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), dentro do programa “Mulher, Viver sem Violência”.

A dinâmica de atuação nas comunidades rurais requer uma organização com a gestão municipal, órgão ou entidade local. A equipe faz a abordagem a partir do recorte da violência contra as mulheres, Lei Maria da Penha e os serviços de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e sexual. Segundo a secretária, as unidades móveis podem ser solicitadas por meio das prefeituras, movimento organizado ou entidades de mulheres rurais à SEMDH pelo telefone (83) 3224-9919.

SECOM/PB



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo