Educação

Universidade na Rússia abre 30 vagas para estudantes brasileiros

A Universidade Estatal de Kursk, na Rússia, abre o processo de inscrição, por meio da Aliança Russa, para a seleção de estrangeiros que desejam cursar medicina. Entre os incentivos para os candidatos está o custo-benefício da graduação, bem abaixo dos padrões do Brasil, e a oportunidade de atuação no programa do governo “Mais Médicos”, que seleciona profissionais para atuar em cidades carentes do Brasil – dos 11 alunos formados na Rússia, todos conseguiram vaga no programa.

Aos interessados em fazer a inscrição, a Universidade de Kursk oferece duas possibilidades. A primeira é por meio do programa Ciências sem Fronteiras, que tem como objetivo a promoção de intercâmbios de ciência, tecnologia, inovação e competitividade entre os dois países. A iniciativa é dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Educação (MEC). Os alunos interessados nesse modelo de estudo já devem, obrigatoriamente, estar cursando faculdade no Brasil, tendo, pelo menos, 20% da carga horária concluída.

Outro modo de realizar a inscrição é para os candidatos que tenham completado o ensino médio. As inscrições seguem até 31 de março, e a seleção dos candidatos inclui reunião com os pais e análise do histórico escolar do estudante. Ao todo são 30 vagas destinadas a brasileiros interessados em estudar na Rússia. Em qualquer um dos dois casos, os alunos selecionados passam, antes, pela Faculdade Preparatória em russo, onde há aulas especificas para o desenvolvimento do idioma. Nesse primeiro processo, a duração é de junho a setembro de 2014. Após esse prazo, os alunos iniciarão o primeiro ano do curso de medicina.

A Universidade de Kursk fica a cerca de 500 quilômetros da capital, Moscou. Kursk é uma cidade de custo de vida baixo, e esse é um dos principais motivos que os estudantes estrangeiros têm procurado a instituição para conseguir um diploma médico europeu. Atualmente, mais de 350 alunos brasileiros estão matriculados. Na universidade o estudante terá acesso a um dos melhores sistemas educacionais do mundo, com turmas de, no máximo, 12 alunos.

A Aliança Russa já tem dez alunos formados pela Universidade Estatal de Kursk. O valor cobrado é simbólico devido à política de incentivo a estudantes estrangeiros adotada pelo governo russo. Em média, cada aluno desembolsa entre R$ 7.000 e R$ 12.000 por ano em despesas entre curso e moradia – valor muito inferior ao das universidades particulares no Brasil. A duração da graduação é de seis anos, e o aluno tem direito a seguro médico, tutoria acadêmica e moradia universitária.

Os interessados devem se inscrever pelo site www.aliancarussa.com.br ou pelo telefone 55 (11) 4551-3836. 

Estudo reconhecido 

A Aliança Russa é representante oficial das principais universidades russas no Brasil desde 2005. Seu trabalho consiste na seleção dos candidatos, no processo de orientação da faculdade, no recolhimento da documentação necessária para permanência legal do estudante na Rússia, na obtenção da vaga, inscrição na universidade e na assessoria durante a viagem até a chegada do estudante ao seu local de destino. 

O candidato interessado em estudar na Rússia passa por um processo seletivo avaliado pela universidade de sua escolha e administrado pela Aliança Russa, que inclui reunião com os pais, análise de histórico escolar e currículo, tudo para garantir que o aluno se encaixe no perfil da faculdade.

Ao voltar para o Brasil, o estudante submete o diploma adquirido ao processo de reconhecimento em uma universidade brasileira, um procedimento padrão para qualquer brasileiro que faça graduação em centros de ensino estrangeiros. Desde 2010, o chamado Diploma Único de Estudos Superiores da Europa, do qual a Rússia faz parte, passou a valer conforme o Tratado de Bolonha. Seu objetivo é facilitar a mobilidade dos estudantes e profissionais do ensino superior da Europa.

Serviço:

Aliança Russa de Ensino Superior
Edif. Prime Office Park

Rua Adib Auada, 35, Sala 113-B

Granja Vianna – Cotia / SP

CEP: 06710-700

Telefone: (11) 4551-3836

www.aliancarussa.com.br 



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo