Utilitário desenvolvido por empresa brasileira é a solução para a coleta dos resíduos urbanos em regiões periféricas e com ruas estreitas

Um dos grandes problemas do saneamento ambiental no país ainda é o recolhimento do lixo. E mesmo a questão sendo mais simples que a coleta seletiva, ainda existem regiões do país em que as ruas são estreitas demais e os caminhões não conseguem chegar às portas das residências. A situação é típica das áreas periféricas dos grandes centros urbanos, o que obriga os moradores a se deslocarem até um ponto central de coleta para fazer o descarte, mas nem sempre isso é possível.

Atenta ao problema, a Fusco-Motosegura desenvolveu um triciclo capaz de chegar nas ruas mais estreitas, de forma ágil e econômica. A proposta é levar a coleta do lixo urbano para regiões que nunca viram um caminhão. A medida caiu no gosto da Prefeitura de São Bernardo do Campo, em São Paulo, e agora a empresa quer conquistar outros municípios.

“A solução é simples e oferece uma ótima relação custo-benefício. Com uma caçamba acoplada a uma moto, temos um triciclo que possibilita realizar a coleta do lixo urbano em ruas estreitas, onde era impossível a entrada de um caminhão. Em São Bernardo, no bairro Batistini, por exemplo, com 15 viagens em um único dia a moto consegue percorrer por 40 ruas e carregar até 250 Kg por viagem. O utilitário faz tanto sucesso nas ruas por onde passa que já ganhou um apelido carinhoso, agora, ele é conhecido por ‘Motolixo’”, explica Vladimilson Reis, proprietário da Fusco-Motosegura.

A caçamba é feita de chapas de aço e pode ser acoplada a uma moto Honda (CG 125 ou 150 cc.) ou Yamaha (YBR 125cc.). Para a sua instalação não são necessários cortes ou soldas no chassi da motocicleta. Além disso, o utilitário tem autonomia de 25 Km por litro de gasolina, três vezes mais econômico do que qualquer veículo de pequeno porte, e ainda tem baixo custo de manutenção. 

Sobre a Fusco-Motosegura

Com 10 anos de mercado, a Fusco-Motosegura é uma empresa brasileira, com sede em São Paulo e filial no Rio de Janeiro, e considerada pioneira na fabricação de triciclos utilitários no país. Todas as carrocerias são homologadas pelo Denatran e certificadas pelo Inmetro e Ibama.

 

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