DestaquesSaúde

Vacinação contra a Influenza começa em Campina Grande e terá cronograma com três fases

Primeiro grupo será composto por crianças de seis meses até seis anos de idade, gestantes, puérperas e profissionais de saúde

Começa nesta segunda-feira, 12 de abril, a Campanha de Imunização contra a Influenza (gripe) que, neste ano, será dividida em três fases. A estimativa é de que mais de 100 mil pessoas receberão a vacina em Campina Grande. Inicialmente, a campanha vai contemplar crianças (de seis meses até menores de seis anos), gestantes, trabalhadores de saúde e as puérperas (mulheres que deram à luz há até 45 dias).

Somando esses grupos prioritários da primeira etapa serão vacinadas 46.298 pessoas na cidade. Esse público deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) até o dia 10 de maio.

Já a segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe vai contemplar os idosos a partir dos 60 anos e os professores. Esta etapa acontecerá entre os dias 11 de maio e 8 de junho.

E a terceira e última etapa, que vai de 9 de junho a 9 de julho, será para as pessoas com comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, agentes de forças de segurança e salvamento, agentes penitenciários, detentos e jovens em medida socioeducativa.

Um detalhe importante é que esse período vai coincidir com a realização da vacinação contra a covid-19. “É importantíssimo que as pessoas vacinadas contra a covid-19 obedeçam a um intervalo de 14 dias para que possam receber a dose contra a influenza. E quem receber a vacina contra a influenza também deve aguardar o mesmo período para ser imunizado contra o coronavírus”, explicou a Coordenadora Municipal de imunização, Miralva Cruz.

Sobre a influenza
A influenza afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade, por ser uma infecção viral aguda. Os sintomas são febre alta, que dura em torno de três dias, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. Em casos mais graves pode existir a dificuldade para respirar e ocorrer a necessidade de hospitalização.

A vacinação previne o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas, que inclusive podem ser confundidos com os da covid-19. Mesmo quem se vacinou em anos anteriores precisa reforçar a proteção porque o vírus sofre mutações e a vacina tem novas cepas. O imunizante protege da influenza B e dos dois tipos da Influenza A: H1N1 e H3N2.

Cronograma
Primeira fase – (12/4 a 10/5)
Crianças (6 meses até menos de 6 anos)
Gestantes e Puérperas
Trabalhadores da saúde

Segunda fase – 11/5 a 8/6
Idosos a partir de 60 anos
Professores

Terceira fase – 9/6 a 9/7
Pessoas com comorbidades
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros
Trabalhadores de Transporte Coletivo
Agentes de Segurança e Salvamento
Agentes penitenciários
Detentos e jovens em medidas socioeducativas.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo