DestaquesPolítica

Vereador denuncia volta às aulas “sem merenda e almoço” na rede estadual

Com a participação de 14 parlamentares, o vereador Waldeny Santana (UNIÃO) presidiu na manhã desta terça-feira (19) a 30ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Campina Grande, quando foram aprovados 111 requerimentos.

GRANDE EXPEDIENTE

O vereador Waldeny Santana falou sobre o acompanhamento que está sendo realizado da Rua Siqueira Campos, ao lado da agência do Banco do Brasil no Bairro São José, onde ele solicitou ao poder público a reabertura da Rua, uma vez que lá existe uma área pública ocupada. Ele disse que é uma questão de mobilidade urbana e que ontem foi informado que a área já foi desocupada e em breve terá uma interligação da Rua Siqueira Campos facilitando o trânsito da cidade.

Balduíno Neto (PROS), falou sobre o descaso com os alunos e profissionais da educação nas escolas do Estado. O vereador denuncia as salas de aulas necessitando de reformas, e lamenta que o governo da Paraíba não tenha realizadas no período em que as aulas estavam suspensas em decorrência da covid19. Segundo Balduíno, as aulas também retornaram sem a merenda escolar e, as escolas que possuem turno integral estão liberando seus alunos para almoçarem em casa, uma vez que não tem alimentação.

Ainda no uso do grande expediente, o parlamentar falou sobre o Centro POP do município, de onde fez uma visita e pode constatar a necessidade urgente de reforma no telhado e reparos nas paredes. Solicitamos à SEMAS estas reformas, pois acreditamos que as pessoas que são assistidas no local, precisam de um ambiente melhor e mais seguro para que assim possam ser melhores cuidadas e tratadas.

Por fim, ele mencionou que protocolou na CASA, um requerimento pedindo a retirada dos gelos-baianos no entorno da rodoviária no bairro do Catolé. Ele acredita que a STTP pode justificar o porquê da implementação dos mesmos que tem recebido inúmeras críticas da população.

Olímpio Oliveira (UNIÃO) falou sobre a visita realizada na antiga área da Favela da Cachoeira que fica localizada entre os bairros de José Pinheiro e Monte Castelo. O vereador fez um apelo público às autoridades para uma união de esforços em torno da despoluição do ‘Riacho das Piabas’. Ele explicou que o local é poluído por falta de tratamento e gestão do local.

O vereador também mencionou a possibilidade de se fazer um projeto para captação de recursos do Governo Federal ou de fundos de fomentos, a realização da limpeza do leito urbano do Riacho das Piabas, desviando os esgotos que poluem o seu curso e a transformação da antiga favela da cachoeira em um Parque Urbano. Ele disse que o local está sendo aterrado com lixo e corre o risco de desaparecer.

Por fim, ainda mencionou que no ano de 2017, os ambientalistas e religiosos que participam da Articulação pela Revitalização do Riacho das Piadas, tiveram a aprovação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal de nº 002/2017, que insere o local e as suas nascentes, no rol que compreende as Áreas de Preservação Permanente (APP) do município de Campina Grande. ‘Nós estamos levando essa situação para o Ministério Público, para que se possa tomar alguma providência’ – finalizou.

O vereador Janduy Ferreira (PSDB) falou sobre a questão das doações de sangue no Hemocentro de Campina Grande, que precisa de uma campanha de conscientização da população. ‘Existem pessoas que infelizmente não tem dinheiro para fazer a doação de sangue. E nós observamos que a falta de sangue já está existindo’ – disse.

Alexandre Pereira (UNIÃO) também fez uma parte, parabenizando o prefeito Bruno Cunha Lima pelo retorno das festividades do Maior São João do Mundo de Campina Grande.

REQUERIMENTOS

Foram aprovados na manhã desta terça-feira (19), 111 requerimentos. Dentre eles, votos de aplausos, voto de repúdio, proposituras de Audiências Públicas e Sessão Especial, além de requerimentos solicitando melhorias para os bairros da cidade de Campina Grande de autoria de diversos vereadores.

Os votos de aplausos foram destinados ao Corpo de Bombeiros de autoria do vereador Saulo Germano, ao prefeito Bruno Cunha Lima pela realização da 4ª edição da Corrida do Bem do Hospital da FAP de autoria do vereador Frank Alves, ao Campinense Clube pelos seus 107 anos de história de autoria do vereador Olímpio Oliveira, ao ex-secretário estadual de saúde, Dr. Geraldo Medeiros, pela realização do primeiro transplante cardíaco no hospital público da Paraíba de autoria do vereador Alexandre Pereira, à Rádio Caturité FM (104.1) pelos 71 anos de existência, de autoria da vereadora Fabiana Gomes (PSD), entre outros.

AUDIÊNCIA PÚBLICA E SESSÃO ESPECIAL

foram aprovadas a propositura do vereador Alexandre Pereira (UNIÃO), que solicitou Audiência Pública para falar sobre O Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, as proposituras da vereadora Jô Oliveira (PCdoB), que solicitou Sessão Especial para discutir Soluções Urbanas e Primeira Infância, Audiência Pública para discutir o Direito à Cidade como Afirmação da Cidadania e Audiência Pública para debater sobre o Sistema de Transporte Público da cidade de Campina Grande, a propositura do vereador Renan Maracajá (Republicanos), que solicitou Audiência Pública para discutir a Energia Solar e seus benefícios em Campina Grande e a propositura do vereador Anderson Almeida (MDB) que solicitou a realização de Audiência Pública para discutir a Segurança Alimentar em Campina Grande. Todas aprovadas por unanimidade.

VOTO DE REPÚDIO

Ainda na manhã de hoje, também foi aprovado voto de repúdio para o deputado estadual Arthur do Val (PODEMOS/SP), conhecido como ‘Mamãe Falei’, de autoria do vereador Anderson Almeida e subscrito pela vereadora Jô Oliveira, em virtude das palavras ofensivas e desrespeitosas proferidas às mulheres Ucranianas, durante viagem do parlamentar para o local, se referindo às mesmas como ‘pobres e fáceis’ o que gerou grande repercussão no país.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO

A vereadora Jô Oliveira (PCdoB) também fez pedido de informação em relação à quantidade de meninas jovens e crianças que chegam grávidas no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), para que seja possível fazer um levantamento mais preciso a respeito desse quantitativo. A vereadora disse que o número que chegou aos veículos de informação foi de 35 meninas grávidas em Campina Grande no ano de 2021, no entanto, esse não é um número oficial.

O vereador Alexandre Pereira (UNIÃO) reforçou a necessidade de se ter esse levantamento e de elaboração de políticas públicas relativas à problemática.

O vereador Waldeny Santana encerrou os trabalhos convidando os parlamentares para a sessão ordinária desta quarta-feira (20), a ser realizada em formato híbrido, a partir das 9h30.

Acompanhe tudo que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).

DIVICOM/CMCG

Foto: Josenildo Costa



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo