DestaquesPolítica

Vereador diz que escada rolante do Shopping Edson Diniz não funciona há dez anos

 

A 74ª Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (24) na Câmara Municipal de Campina Grande em formato híbrido, foi presidida pelo vereador Waldeny Santana (UNIÃO) e secretariada por Moysés Morays (PODEMOS), contou com a participação de 16 parlamentares.

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

O Dr. Valdé (PODEMOS) abriu o pequeno expediente informando que esteve no dia de ontem (23) dialogando com o secretário de Saúde Dr. Gilney Porto, sobre a saúde do município de Campina Grande.

O vereador ressaltou que o mesmo lhe atendeu bem, escutou ass suas demandas e gostou das suas ideias a respeito de sugestões no âmbito da saúde bucal do município. O Dr. Valdé agradeceu publicamente pelo bom atendimento que recebeu na Secretaria e se colocou à disposição no que diz respeito a soluções para a saúde bucal.

 

Janduy Ferreira (PSDB) agradeceu inicialmente pela capinagem do Canal da Ramadinha, sendo essa uma demanda trazida pelo vereador e apresentada ao prefeito Bruno.

Além disso, ele ressaltou sobre a necessidade de agilidade nas ações para atender principalmente as pessoas que estão nos bairros mais distantes da cidade. O vereador também mencionou sobre a iluminação que está sendo colocada em várias ruas do bairro Santa Cruz e disse que está acompanhando as obras do Parque Linear Dinamérica, uma obra essencial no que diz respeito aos benefícios na saúde e lazer da população. “A obra está ficando muito bonita e tem a presença viva do ex-prefeito Romero Rodrigues”, destacou. Por fim, agradeceu as Secretarias de Obras e Serviços Urbanos e Meio Ambiente pelos serviços que vem realizando.

 

Moysés Morays (PODEMOS) fez o registro do aniversário do seu amigo de parlamento, Dr. Valdé Silveira, ressaltando o orgulho que tem em poder dividir o parlamento com o vereador. “Que Deus possa lhe abençoar, lhe concedendo discernimento e sabedoria, para que vossa excelência continue sendo essa pessoa compromissada”

Em seguida, agradeceu mais uma vez ao secretário de Educação, Asfora Neto, por ter atendido a demanda feita por ele, que solicitava a geladeira da Escola Municipal Gustavo Adolfo. Ele expressou sua gratidão não só por ter atendido a demanda solicitada, mas também por ter feito um check-up na escola, realizando uma limpeza geral, com troca de portas de sala de aula e uma dedetização. “Fiquei muito feliz de saber que nosso trabalho não é em vão”, frisou.

Por fim, pediu a todos os colegas para que compareçam amanhã na sessão, pois é a comemoração do Dia do Soldado (25 de agosto) e o vereador realizará entrega de votos de aplausos para alguns profissionais da Polícia Militar, ressaltando que os mesmos serão homenageados por fazerem a Segurança Pública do Estado, mesmo diante de um trabalho árduo e com dificuldades.

 

Pimentel Filho (PSD) resgatou a sua fala na manhã de ontem, no que diz respeito ao cartão do Programa Saúde de Verdade, em que o mesmo, no calor da discussão disse que era uma ‘fraude’, pois ‘parece ser’. Segundo o vereador, o valor pago ao cartão é de 13 milhões de reais ao ano para fazer apenas uma anamnese dos pacientes, sendo que já existe o próprio cartão do SUS e o SISREG que faz o serviço gratuitamente e funciona.

Ele ainda disse que no dia de ontem foi um caos na saúde, pois aconteceu um pane no sistema e soube que a Secretaria de Saúde se negou a pagar no cartão da ‘Saúde de Verdade’, sendo pago pela Secretaria de Finanças.

“Tem muita coisa que precisa ser esclarecida nesta saúde. Se o secretário de Saúde não quis assumir esta responsabilidade de pagar os 13 milhões, ele deve saber que isto não é tão bom”, disse.

Além de deixar registrado a sua preocupação, ele também solicitou que os seus colegas subscrevessem o requerimento de sua autoria, que faz o pedido ao prefeito, para que seja colocado uma previsão orçamentária para 2022, do pagamento do Piso Nacional aos enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e parteiros. Por fim, parabenizou por fim o seu colega vereador Dr. Valdé, desejando que tudo em sua vida tenha a mão de Deus e caia bênçãos sobre ele e sua família.

 

 

GRANDE EXPEDIENTE

 

Olímpio Oliveira (UNIÃO) abriu o grande expediente através de chamada remota, diretamente do shopping Edson Diniz (shopping popular), com o objetivo de trazer a Câmara mais perto do cidadão. Ele informou que esteve presente no local para apresentar uma demanda dos trabalhadores e empreendedores e expôs a escada rolante que existe desde a inauguração, mas que infelizmente está sem funcionar há mais de 10 anos.

O vereador ressaltou a questão da acessibilidade e que o ideal seria colocar um elevador, visto que existem mais 2 pavimentos acima do térreo e que apenas com escada, as pessoas com deficiência não conseguem chegar até os outros pavimentos. Por fim, o vereador pontuou o seu trabalho, falando da participação da sua tribuna nas ruas, com a intenção de aproximar as demandas da população à Casa Legislativa.

 

Alexandre Pereira (UNIÃO) informou que no dia de ontem (23), esteve com o pré-candidato a governador Nilvan Ferreira, na CEASA de Campina Grande, fazendo uma visita aos comerciantes.

Ele destacou que o local está abandonado pelo governo do Estado e que além do descaso com a higienização, o ambiente é desprovido de segurança pública, mesmo com uma alta circulação de dinheiro e mesmo já tendo sido palco de assassinatos. Ele ainda falou sobre as altas taxas de impostos coletadas pelo Governo, informando que um comerciante que pagava 10 mil reais a empresa Energisa, fez o investimento de 150 mil em energia solar, passando a pagar 5 mil, no entanto, o Estado ainda recolhe 3 mil reais de impostos todos os meses.

“A Paraíba não vai progredir nunca com esse governo que só pensa em arrecadar’’, afirmou. Ele também falou que uma caminhonete e até mesmo uma pick-up, em que o comerciante vende coentro à R $1,00, paga imposto ao governo de cerca de 200 a 300 reais.

Tratando também sobre o tema da saúde, o vereador apresentou através de fotos, encaminhamento de cirurgia e laudos médicos de uma paciente, que deve ser submetida a uma angioplastia desde o mês de março.

Alexandre disse que a senhora está peregrinando entre a Secretaria de Saúde e o Hospital João XXIII e que a Secretaria já fez encaminhamento para cirurgia, mas que o hospital não realizou até o momento. ‘A cada dia a senhora está ficando mais debilitada, sem conseguir respirar corretamente’, lamentou. Ele registrou que não sabe porque o hospital não realiza o atendimento e que soube ainda que existe uma seleção dos pacientes. “Se os pacientes têm mais de 50 anos, eles dificultam o atendimento. Se não fosse este período eleitoral, nós iríamos fazer uma manifestação na frente do hospital’’. O vereador ainda esclareceu que a Secretaria já retirou algumas responsabilidades deste hospital para que eles pudessem atender à população, mas quem depende deste atendimento, está ‘‘condenado a morte’’, finalizou.

Waldeny Santana (UNIÃO) encerrou o grande expediente, falando sobre a sua propositura de Projeto de Lei, que foi aprovada no dia de ontem, em que ele destina o nome de rua para o senhor Zito Buarque.

Segundo o vereador, a sua propositura tem o objetivo de reconhecer os serviços prestados pelo senhor Zito Buarque, que foi ex-presidente do Campinense Clube, médico e ex-proprietário da Casa de Show do Spazzio. ‘’ Os relevantes serviços que ele tem na cidade são indiscutíveis’’ – frisou Waldeny.

Neste sentido, ele fez um repúdio a ‘este nível de política’ e deixou a sua indignação com o jornalismo, pois o homenageado por ele, teve o seu caso conhecido pela Justiça, sendo inocentado da acusação.

O vereador ainda solicitou respeito pela família do homenageado e solicitou que se façam política com o P maiúsculo e de maneira decente. Ele ainda disse que nunca subiu à Tribuna para dizer que o líder maior do partido dos trabalhadores, Luiz Inácio Lula da Silva, foi o responsável pelo assassinato de Celso Daniel ou que Dilma assaltava bancos e deu um tiro no soldado Mário Cozeu Filho, pois não faz este nível de debate. “Tenho minhas divergências ideológicas, mas nunca falaria algum comentário ao líder maior do PT, acusando dele ter matado Celso Daniel’’ – encerrou.

O vereador Moysés Morays encerrou a sessão convidando os parlamentares para a Sessão Especial desta tarde, a partir das 14h, em comemoração aos 30 anos da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, de autoria do vereador Marinaldo Cardoso (Republicanos), e para a sessão ordinária da quinta-feira (25), a ser realizada em formato híbrido, a partir das 9h

 

DIVICOM/CMCG

Foto: Josenildo Costa



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo