Política

Vereador Renan Maracajá trabalha pela melhoria na segurança das escolas municipais desde o primeiro ano de mandato

Desde o início do seu mandato que o vereador Renan Maracajá mostra-se preocupado com a segurança na rede municipal de ensino, logo ao assumir apresentou proposituras com a finalidade de inibir a onda de violência que todo o país atravessa. Ainda em 2017 conseguiu aprovar a lei que institui a instalação de câmeras de monitoramento nas escolas municipais. Já neste ano, diante de fatos graves e lamentáveis que vem se avolumando, apresentou o Projeto de Lei 049/2019 que cria o programa de Segurança Escolar na Rede Pública de Ensino de Campina Grande.

A lei que obriga a instalação de câmeras de monitoramento nas escolas, já sancionada, preconiza que o monitoramento deverá abranger as dependências internas das unidades educacionais e rua de acesso principal onde se localiza a frente do prédio, cada unidade escolar terá, no mínimo, duas câmeras de segurança com recurso de gravação que registrem permanentemente as suas áreas de acesso e principais instalações internas. Tem o objetivo de unir forças da PMCG, das Secretarias de Educação e de Ciências e Tecnologia, juntamente com a Guarda Municipal e montar uma estrutura muito mais forte na defesa do patrimônio público e na preservação da integridade dos alunos, professores, pais e funcionários.

Já o PL que estabelece o programa de Segurança no Ambiente Escolar na Rede Pública Municipal de Ensino de Campina Grande, será executado pela Guarda Municipal, a quem compete implantar, gerenciar, fiscalizar, instituir, denunciar e colocar em prática atividades que objetivem a prevenção e redução da criminalidade nas escolas, promovendo a segurança de professores, funcionários, alunos e do patrimônio, executando policiamento administrativo ostensivo e que tem a finalidade de criar alternativas práticas e viáveis para que um trabalho preventivo possa ser executado em nome da vida e da cidadania.

Para o vereador Renan Maracajá, tais iniciativas são medidas que infelizmente devem ser tomadas, pois a violência refletida no ambiente escolar causa malefícios ainda maiores, por envolver indivíduos em formação, motivo pelo qual se justifica as operações policiais nas escolas a fim de se garantir a segurança no ambiente escolar diante de um quadro iminente de violência.

Renan Maracajá vereador.renanmaracaja@gmail.com



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo