DestaquesPolítica

Vereador Rostand solicita troca de lâmpadas queimadas em postes da zona leste

Nesta quinta-feira (11), a 69ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Campina Grande, realizada em formato híbrido, foi presidida inicialmente pelo vereador Alexandre Pereira (UNIÃO) e em seguida pelo Sargento Neto (PL). Contando com a participação de 15 parlamentares.

PEQUENO EXPEDIENTE

Rostand Paraíba (PP) abriu o pequeno expediente e fez uma cobrança à Secretaria de Obras para a reposição das lâmpadas que estão faltando nos postes, especialmente na Alça Leste, que se encontra com as vias no escuro.

Olímpio Oliveira (UNIÃO) participou no pequeno expediente, diretamente do Terminal Rodoviário Argemiro de Figueiredo, para falar da emenda constitucional de nº 123, do Auxílio Social Emergencial, que também atenderá aos taxistas.

O vereador solicitou que a STTP faça uma campanha informativa para este público, para que eles saibam como proceder para realizar o cadastramento urgentemente.

Em relação aos moto-taxistas, o vereador informou que esses ficaram sem direito ao auxílio, e que por isso protocolou um requerimento, fazendo um apelo ao prefeito Bruno Cunha Lima para que ele faça algum programa semelhante ao Programa ‘’SuperAção’’ (realizado no ano passado pela gestão), incluindo essa categoria, que faz parte do mesmo sistema e que está sofrendo pela falta de passageiros diante da concorrência.

Alexandre Pereira (UNIÃO) também fez participação no pequeno expediente, para informar que a Prefeitura está instalando um programa que já existe no município de Campina Grande, sendo mais um projeto de sua autoria, denominado ‘Capoeira nas Escolas’. O projeto já foi implantado na gestão do prefeito Romero. O vereador ainda informou que haverá uma entrega de mais de mil kits para mais de 100 escolas. ‘

Alexandre lembrou ainda dos aulões de capoeira realizados no Parque do Povo com a participação de mais de 15 mil crianças da rede municipal. Isto demonstra que o projeto tem aceitação e falou da sua felicidade de poder apresentar projetos de sua autoria em funcionamento na cidade. O requisito para participar do projeto é ter boas notas e boa frequência na escola. ’ Este é um projeto de inclusão social, que valoriza a criança e adolescente, no âmbito das escolas municipais’, finalizou.

MINUTO DE SILÊNCIO

A vereadora Jô Oliveira (PCdoB) solicitou um minuto de silêncio em memória póstuma pela morte do Padre Cristiano Jostem, redentorista que esteve muitos anos na Paróquia Nossa Senhora de Socorro, no bairro de Bodocongó. Ela destacou a contribuição do padre na defesa dos direitos humanos, sendo ele uma referência para toda uma geração de pessoas que são comprometidas com as causas sociais. O minuto de silêncio também foi dedicado ao senhor Geraldo Santana, morador do bairro da Palmeira e membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, por solicitação do vereador Saulo Noronha (SD).

GRANDE EXPEDIENTE

Jô Oliveira (PCdoB) abriu o grande expediente, falando que hoje é o Dia de Estudante e fez referências às pessoas comprometidas com o movimento social e da juventude, que articula toda uma luta em defesa da educação, deixando uma saudação ao diretório central dos estudantes da UFCG e da UEPB, em nome de Sam Lima, presidente da Central da UFCG.

A vereadora informou ainda que hoje está sendo chamado um ato em todo o país em prol da democracia e por eleições livres. “É importante que se possa falar não só da defesa da democracia, mas também de falarmos sobre a defesa dessas eleições, da importância que elas aconteçam”.

Jô Oliveira registrou ainda que, amanhã comemora-se o Dia Nacional e Estadual das Juventudes e disse que fica feliz por falar sobre a data, pois ajudou a construir muitas das políticas que estão colocadas hoje, inclusive as estruturas dos Conselhos.

Em seguida, a vereadora tratou de dois temas, o primeiro que envolve a política de cultura, relembrando a audiência pública realizada na CASA que tratou do tema e disse que esses dias recebeu um vídeo sobre a situação do Teatro Municipal, do ator e produtor Alexandre Fialho, em relação à ausência de acessibilidade no Teatro Municipal, que impediu a locomoção do profissional no dia em que foi realizada a sua apresentação.

ENTREGA DE VOTOS DE APLAUSOS

Jô Oliveira (PCdoB), também fez entrega de votos de aplausos, para Gilma Souto Maior, Coordenadora do Centro de Idoso há 20 anos em Campina Grande e para Fabíola Socorro Soares Souto, mulher e artesã, com uma história de contribuição na cidade de Campina Grande, a partir daquilo que produz e representa.

Moysés Morays (PODE) iniciou a sua fala lembrando que hoje é o Dia do Advogado (11 de agosto) e parabenizou a todos os advogados pela data. Em seguida, reforçou que não é oposição, nem situação na Casa Legislativa, e que ele está sempre favorável aos projetos e discussões que possam beneficiar a população.

Moyses reforçou novamente que torce para que a gestão atual dê certo e mencionou que jamais vai votar contra projetos da gestão municipal que beneficiem a população, que não faz oposição por oposição, nem à gestão, nem aos vereadores, no entanto, registrou que não está na CASA para brincadeira.

O Dr. Valdé (PODE) finalizou o grande expediente, destinado a sua fala diretamente para o secretário de Saúde, Dr. Gilney, informando que deixou com a sua secretária um requerimento há cerca de um mês, mas que até o momento não recebeu nenhuma informação.

Ele ainda mencionou que não está na CASA apenas para legislar, mas para fiscalizar os erros que existem no programa Saúde de Verdade, mencionando a falta de médico no Posto de Saúde do Bairro do Jeremias. Sobre os atendimentos odontológicos, ele informou que ao invés de aumentar, estão diminuindo.

O sargento Neto encerrou os trabalhos, convidando os vereadores para a sessão ordinária da próxima terça-feira (16), a ser realizada em formato híbrido, a partir das 9h30.

Acompanhe tudo que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).

DIVICOM/CMCG

Foto: Josenildo Costa



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo