DestaquesPolítica

Vereadora fala sobre Plenária Municipal do Direito à Saúde Bucal integral no SUS

 

Nesta quinta-feira (20), Marinaldo Cardoso (Republicanos) presidiu a 96ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Campina Grande, em formato híbrido, os trabalhos foram secretariados por Waldeny Santana (UNIÃO). O presidente informou que hoje se comemora o Dia do Poeta. Durante a sessão foram aprovadas Atas e dois requerimentos.

Fabiana Gomes (PSD) falou sobre a I Plenária Municipal Intersetorial em defesa do Direito à Saúde Bucal integral no SUS, que será realizada no município de Campina Grande, a partir de um projeto de lei de sua autoria.

O evento promoverá várias ações de saúde bucal na atenção primária do município, sendo realizado no Auditório do Teatro Municipal Rosil Cavalcanti, com o tema ‘Avaliação da conjuntura atual da política nacional de saúde bucal: desafios do direito à saúde bucal integral no SUS’.

Na ocasião, também serão discutidos os instrumentos legais aprovados na CMCG, que ainda não estão em vigor. No dia 25 de outubro, também acontecerá uma capacitação para os cirurgiões dentistas, no Cine São José. A vereadora justificou seu comprometimento, enquanto profissional da saúde e vereadora.  “Há um déficit da saúde bucal nos postos de saúde da cidade e que isso aos poucos será mudado”, disse.

TRIBUNA

Olímpio Oliveira (UNIÃO) relembrou que na última sessão, participou diretamente do bairro da Palmeira, tratando do depósito irregular de lixo, nas imediações de uma escola municipal Dr. Heleno Henriques. O descarte que acontece no local é de material da construção civil, além de lixos residenciais.

O vereador informou que lamentavelmente, recebeu fotos e filmagens no dia de hoje, de uma nova queimada que está sendo realizada no local, com moradores reclamando novamente, uma vez que as crianças que frequentam a escola localizada nas proximidades, estão inalando a fumaça tóxica, além de todas as residências próximas que também são atingidas. “Quem está cometendo esse crime?”, questionou.

Em grande parte, ele informou que os responsáveis são empresas, que ao invés de despejar no aterro sanitário, depositam no local de forma irregular. Por fim, Olímpio disse que teve notícias que a SESUMA esteve no local, conseguindo retirar parte do material, no entanto, não conseguiu retirar por completo, devido ao incêndio e que também se configura em situação de crime ambiental, uma vez que está dentro da Mata do Louzeiro. O vereador frisou que irá acionar os órgãos competentes.

Anderson Almeida (PODE) informou que na manhã de hoje estará realizando a audiência pública para discutir o piso salarial da enfermagem, ressaltando que o piso é o mínimo e o básico que a categoria merece.

Em seguida, falou a respeito do seu posicionamento político em nível estadual e que não vai acompanhar a decisão do seu líder.

Waldeny Santana (UNIÃO) também foi à Tribuna para se posicionar sobre as eleições em âmbito estadual. Inicialmente, ressaltou que isso é a democracia e o bom debate poder divergir do seu líder e dos seus posicionamentos políticos.

Mais uma vez o vereador falou a respeito dos fechamentos de igrejas, de escolas e dos restaurantes e pequenos empreendimentos e ele lutava pela fiscalização sim, fechamento não.  E disse que Campina não esqueceu o que aconteceu.

MINUTO DE SILÊNCIO

O vereador Olímpio Oliveira (UNIÃO) solicitou um minuto de silêncio em memória póstuma em decorrência da morte do delegado de Polícia Civil, Antônio Magno Toledo. Ivonete Ludgério (PL) pediu por Geovan Marinho Ferreira, ex-funcionário da Câmara Municipal e o vereador Sargento Neto (PL), acrescentou o nome de Sérgio Carneiro, comandante da Guarda Municipal de João Pessoa que foi assassinado na Orla do Cabo Branco.

Votação requerimentos de urgência

Foram ainda aprovados dois requerimentos de urgência, o primeiro de nº 3335, de autoria do presidente vereador Marinaldo Cardoso (Republicanos), que requer que seja encaminhado ao DNIT, a solicitação de colocação de iluminação em LED, no trecho da implementação do viaduto da duplicação da BR-230. Marinaldo justificou do enfrentamento desse problema e como se trata da jurisdição do DNIT, precisa que se providencie a iluminação. ‘’ A parte urbana será iluminada pela Prefeitura, mas no tocante a BR é de competência do DNIT’’ – explicou. E o segundo requerimento, foi o de nº 2881, de autoria do vereador Olímpio Oliveira, que solicita a concessão de auxílio financeiro emergencial para os mototaxistas regulamentados, uma vez que os mesmos foram preteridos do auxílio emergencial instituído pela emenda constitucional.

Alexandre Pereira (UNIÃO), fez uma sugestão para que o requerimento destinado ao DNIT, possa se estender a todos os outros que tem na CASA, desde 2013, solicitando iluminação no local. “Em boa hora, poderia juntar esses outros pedidos para instalação de iluminação e nesse caso com o agravante da obra’’ – disse. Os requerimentos foram aprovados por unanimidade.

Pauta Reprise

Assista à Sessão Plenária em nossa programação (TV Web (www.camaracg.pb.gov.br) e no canal do youtube (camaracg oficial).

Próxima Sessão Ordinária em formato híbrido

Sessão Ordinária direto do Plenário acontece na próxima terça-feira (25) às 15h. Com transmissão ao vivo pela nossa TV e Rádio Web (www.camaracg.pb.gpv.br), em nosso canal no youtube e no facebook (camaracg oficial).

DIVICOM/CMCG

Foto: Josenildo Costa



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo