
A vereadora Ivonete Ludgério apresentou um requerimento pedindo a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Aluízio Campos. De acordo com a vereadora, é de suma importância a instalação de uma unidade de saúde desse modelo para aquele bairro, que é considerado praticamente uma cidade, pela dimensão e pela grande concentração populacional.
As Unidades de Pronto Atendimento, conhecidas como UPA 24h, são estruturas fundamentais no sistema de saúde, atuando como intermediárias entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares. Elas são uma peça-chave na formação de uma rede organizada de atenção às urgências. A implantação de uma UPA no bairro Aluízio Campos permitirá um acolhimento mais eficaz e uma classificação de risco adequada para todos os pacientes, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências.
“Uma UPA bem equipada e estrategicamente localizada trará inúmeros benefícios. Primeiramente, ela ajudará a descongestionar os hospitais, oferecendo atendimento de qualidade e resolutivo em situações de urgência e emergência. Isso é particularmente crucial em grandes centros urbanos como Campina Grande, onde a demanda por serviços de saúde é alta”, explicou a vereadora na matéria legislativa.
No requerimento a vereadora explica que a UPA no Aluízio Campos estará alinhada com o Serviço Móvel de Urgência (SAMU), que é responsável por organizar o fluxo de atendimento e encaminhar os pacientes ao serviço de saúde mais adequado. A sinergia entre a UPA e o SAMU garantirá que os pacientes recebam o atendimento necessário de forma rápida e eficiente, salvando vidas e melhorando a qualidade dos serviços de saúde naquele bairro e nos bairros circunvizinhos.
Ao ser implantada, a UPA no Aluízio Campos estará equipada com serviços essenciais como raios-X, laboratório para exames, aparelho de eletrocardiograma e atendimento pediátrico. “Isso significa que nossos cidadãos terão acesso a diagnósticos rápidos e precisos, além de um atendimento pediátrico especializado, tudo em um único local”, disse Ivonete.
Assessoria de Comunicação