DestaquesPolítica

Vereadores aprovam Atas, requerimentos e debatem manifestações do 7 de setembro

A vereadora Eva Gouveia (PSD) presidiu a 81ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Campina Grande, realizada nesta quarta-feira (8), em formato híbrido. Participaram dos trabalhos 18 vereadores que aprovaram Atas, 46 requerimentos e debateram as manifestações do 7 de setembro.

PEQUENO EXPEDIENTE

O vereador Waldeny Santana (DEM), informou que esteve visitando e dialogando com as pessoas do Distrito dos Mecânicos, agradeceu ao prefeito Bruno Cunha Lima, que através da Secretaria de Serviços Urbanos, deu início a uma obra de limpeza e reestruturação da área, ele espera que as obras continuem, pois acredita que impactará positivamente nas atividades comerciais do local.

Afirmou ainda que vai sugerir ao governo municipal, a parceria com o governadorno , para transformar o antigo Fórum Criminal, localizado na Avenida Floriano Peixoto, em um novo shopping popular. Por fim, citou a necessidade da cobertura nas arcas comerciais que precisam ser revitalizadas. “Transformar o local em um ponto turístico, onde as pessoas possam fazer o seu lanche, comprar a sua verdura. Nós temos esse potencial econômico”, afirmou.

O vereador Rostand Paraíba (PP) fez um alerta em relação às competições amadoras na cidade, informando que no domingo esteve acompanhando as quartas de final da Copa Fashion, mas informou que a organização deixou a desejar. Solicitou a SEJEL que fiscalize essas competições, mesmo sendo organizado por grupos privados, e ressaltou que já protocolou um requerimento para que a Polícia Militar esteja presente prestando segurança pública a todos os participantes e a população que prestigia o evento.

GRANDE EXPEDIENTE

O vereador Rubens Nascimento (DEM) registrou o grande dia de ontem (7 de setembro), em relação às manifestações populares, registrando que foi uma das maiores que o país já registrou. Pontuou que a imprensa tem sido negacionista, em relação à verdade que se pode testemunhar. “Uma das maiores manifestações democráticas acontecidas no país, na Paraíba e na cidade de Campina Grande’’, ressaltou.

O vereador Anderson Almeida (PODE), ressaltou que toda manifestação é legítima, o que não pode é ultrapassar as barreiras da noção do que é democracia. Citou que não foi para nenhuma das manifestações, pois existe a nova variante delta do coronavírus que de acordo com os técnicos especialistas, avança com uma transmissibilidade muito maior. Concluiu afirmando que “as manifestações não podem descumprir as decisões judiciais e serem antidemocráticas se opondo a outro poder (poder judiciário) ”.

O vereador Alexandre do Sindicato (PSD) também falou sobre o 7 de setembro e questionou sobre a ausência dos deputados estaduais, federais e senadores nas manifestações, pois se posicionam no âmbito federal em favor de Bolsonaro, mas aqui no âmbito estadual não se fizeram presentes. No entanto, também pontuou que “Bolsonaro perde a grande oportunidade de falar as coisas boas do país, refiro a pasta do ministro Tarcísio Gomes de Freitas (Ministro da Infraestrutura), que está realizando obras que não são feitas no país há anos”.

O vereador Sargento Neto (PSD), fez um aparte na fala do vereador, parabenizando a fala dos vereadores Rubens e Alexandre. Informou que participou de uma reunião, para discutir se o partido do PSD irá se posicionar a favor do impeachment de Bolsonaro. Também fez uma crítica à cobertura da imprensa, em relação às manifestações populares do dia de ontem e espera que no dia de hoje o Presidente tome alguma atitude democrática.

A vereadora Jô Oliveira (PCdoB), citou as mobilizações no dia de ontem, informando que sempre esteve presente nas ruas, independente das manifestações em favor de Bolsonaro, fazendo denúncias sociais necessárias. Também ressaltou que as manifestações podem ter sido pequenas, mas é a 27º edição que ocorre o ‘Grito dos Excluídos’. Também falou que as discussões precisam ser amplas, que “não é pessoal, o problema é coletivo, e precisa ser pensado do ponto da má gestão, independente de quem seja (presidente, governador ou prefeito) ”, registrou. Nesse ponto de vista, acrescentou que o presidente não está fazendo o que deve fazer, em relação à gestão, e por isso apoia a sua saída.

VOTAÇÃO DE REQUERIMENTOS

O vereador Olímpio Oliveira (PSL) parabenizou Waldeny Santana (DEM) pela propositura dos 7 votos de aplausos, nos requerimentos de nº 3496, 3497, 3502, 3503, 3504, 3505, 3506, 3507, destinados aos profissionais: Técnico de Futebol de 5, Fábio Luiz Ribeiro de Vasconcelos; Auxiliar Técnico do Futebol de 5, Josinaldo Costa Sousa (Bamba); Fisioterapeuta Halekson Barbosa de Freitas; Fisiologista Alexandre Sérgio Silva; Atleta Matheus Costa Bumussa e ao Atleta Damião Robson de Souza Ramos; todos campeões paralímpicos no último dia 4 de setembro de 2021, pelos jogos paraolímpicos de Tóquio 2020.

Destacou que são campeões medalhistas de ouro e que essas medalhas têm mais importância, pois além de mostrarem que tem capacidade técnica também demonstram capacidade de superação’’. Fez uma crítica ao fato de não ter tido transmissão ao vivo das para olimpíadas, considerando que a sociedade não reconhece como deveria.

O vereador Waldeny Santana (DEM) registrou que Fábio e Josinaldo são servidores da Prefeitura de Campina Grande, um deles é coordenador do Parque da Liberdade, e destacou o trabalho que Dinho tem feito à frente da Secretaria de Esportes tem prestado esse fortalecimento. Também acrescentou que foi informado pelo Prefeito Bruno Cunha Lima que serão realizadas as devidas homenagens aos profissionais.

O vereador Janduy Ferreira (PSD), também parabenizou o vereador e solicitou subscrição no requerimento, considerando esses sendo uns dos mais importantes da CASA legislativa. “Medalhistas esses que foram os verdadeiros guerreiros e que trouxeram para nosso país essa medalha muito honrada”, destacou o vereador Janduy.

A vereadora Jô Oliveira (PCdoB,) concordou com a fala do vereador Olímpio, registrando que a sociedade é capacitista, por isso não existiu a transmissão dos jogos paraolímpicos. E que também é resultado de não se conhecer os atletas da cidade, mesmo exaltando tanto os atletas de outros lugares.

A Vereadora Fabiana Gomes (PSD) discutiu sobre as suas proposituras, citando o requerimento em relação à iluminação da Vila Nova da Rainha de nº 2161, e informando que dialogou com o secretário responsável também sobre a poda das árvores na localidade.

O vereador Janduy Ferreira (PSD), citou o requerimento de nº 2171 da vereadora Fabiana Gomes, que prevê instalação de iluminação em led na Rua Florípedes Coutinho, no bairro de Bodocongó, destacando a importância de iluminação nessa localidade e parabenizando pela propositura.

O vereador Rostand Paraíba (PP), justificou sua propositura do requerimento de nº 2951, que solicita a Polícia Militar, policiamento nos campos de futebol amador, ressaltando a necessidade e a importância da segurança pública para os atletas e para a população.

A vereadora Eva Gouveia (PSD) encerrou os trabalhos e convidou os vereadores para a sessão desta quinta-feira (9), em formato híbrido, a partir das 9h30.

Acompanhe tudo que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).

DIVICOM/CMCG



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo