DestaquesPolítica

Vereadores parabenizam os organizadores d’O Maior São do mundo no retorno do recesso parlamentar

As atividades legislativas do segundo semestre da Câmara Municipal de Campina Grande foram iniciadas nesta terça-feira (12), presidida por Marinaldo Cardoso (Republicanos) e Saulo Noronha (SD). A sessão realizada em formato híbrido contou com a presença de 19 vereadores.

Na reabertura dos trabalhos, o presidente Marinaldo Cardoso deu as boas-vindas aos parlamentares presentes e os que estavam on-line e informou a volta do vereador Rui da Ceasa e da vereadora Carol Gomes à Câmara, e o seu retorno à presidência da Comissão de Saúde.

PEQUENO EXPEDIENTE

Ivonete Ludgério (PL) desejou um bom retorno a todos os parlamentares e informou que participou na manhã desta terça-feira, de uma inauguração no Hospital Dr. Edgley, com o intuito principal de falar com o prefeito Bruno Cunha Lima, sobre as estradas dos Distritos de Campina Grande. Diante das chuvas, a vereadora disse que tem dificultado o acesso das pessoas às suas residências e que apenas a passagem da máquina, está retirando apenas o excesso de lama.

MINUTO DE SILÊNCIO

A vereadora Ivonete solicitou um minuto de silêncio em memória póstuma a Maria do Livramento de Brito Leal; Josefa Gomes Soares; e Lívia Maria Xavier da Silva.

O vereador Olímpio Oliveira (UNIÃO), incluiu ao pedido a senhora Maria Lúcia Menezes, mãe de Lana, do Conselho Tutelar.

O vereador Pimentel Filho (PSD), lembrou Genival Quaresma Gomes; Manoel Venâncio e Severino Pedro de Melo (Biu).

Saulo Noronha (SD), incluiu o nome de Chico Leite; e o vereador Valdé (PODE), pediu o Minuto de Silêncio por Iran Ribeiro.

Waldeny Santana (UNIÃO) deu continuidade ao Pequeno Expediente, informando que nesta terça-feira (12), teve início o programa Famílias Fortes na Universidade Federal de Campina Grande e que o projeto teve sua participação na contribuição da articulação que assegurou a locação de R $573 mil.

“Atenderemos 600 famílias carentes nos próximos 10 meses junto à universidade, fortalecendo vínculos familiares e dando atenção à primeira infância”, afirmou.

Ainda na sua fala, o vereador também fez reivindicações, uma vez que foi procurado pelo Sindicato dos Bancários que reclama sobre a insegurança das agências bancárias do Banco do Brasil, em especial a da Rua 7 de setembro no período noturno.

Waldeny disse que fez uma postagem nas redes sociais mostrando que se tornou uma verdadeira operação de risco de violência, em face da insegurança causada pela ausência do poder público estadual da cidade. Por fim, solicitou mais uma vez a instalação da casa da cidadania no Terminal Rodoviário Argemiro de Figueiredo, e que a placa que foi colocada no local, se torne realidade.

O Dr. Valdé (PODE) trouxe a memória que na sua primeira fala quando chegou ao parlamento, que fez um apelo ao prefeito da cidade para que realizasse o pagamento da metade do 13º aos servidores municipais, em face da necessidade econômica da população no período junino e diante das problemáticas geradas pela pandemia.

Nesse sentido, disse que os colegas vereadores foram contra a sua fala de uma maneira que ele não achou justa e que no dia 1º de julho, ao abrir os portais de comunicação, teve conhecimento que o prefeito decidiu realizar o pagamento. O vereador disse que esse foi um apelo justo que ele realizou e que os profissionais merecem.

Moysés Morays (PODE) parabenizou a todos os profissionais que realizaram o Maior São João do Mundo, em nome da pessoa do Comandante Geral da Polícia Militar, Sérgio Fonseca a todos os integrantes da Segurança Pública.

“Não tivemos nenhuma vida ceifada e nenhuma ocorrência grave”. Frisou. Também parabenizou o prefeito Bruno Cunha Lima, que realizou a festa mesmo com todas as dificuldades após a pandemia. O vereador também destacou o trabalho dos profissionais de saúde que deram toda a assistência no Parque do Povo e nos hospitais. Encerrou a sua fala dizendo que a festa que transcorreu em paz, gerou emprego e renda e que no próximo ano a festa será ainda mais aperfeiçoada.

Janduy Ferreira (PSDB) também nessa temática d’O Maior do São João do Mundo, disse que para toda a população a festa foi um sucesso. Além disso, na manhã de hoje trouxe também a felicidade pela realização de um pleito do seu mandato, com a limpeza das margens do riacho de Bodocongó. O vereador também reivindica que o trecho entre os bairros Santa Cruz e Dinamérica, seja recapeado.

Por fim, fez um registro que no trecho sentido DETRAN, um amigo foi multado, segundo o vereador, de forma injusta no valor de mais de mil reais e pediu que o superintendente Dunga Jr. reveja a situação. Saulo Noronha (SD) disse que o cidadão deve entrar com um recurso, se não há provas nem fatos relevantes, para que esta multa seja cancelada.

GRANDE EXPEDIENTE

Sargento Neto (PL) complementou a fala do vereador Moysés Morays, parabenizando os Bombeiros Militares, Policiais Militares e Guarda Civil Municipal pela atuação durante a realização d’O Maior São João do Mundo e que no período da festa foram cumpridos mais de 20 de Mandados de Prisão.

Ele ainda disse que toda festa junina tem seus problemas, mas no final quem ganha são os comerciantes e a população de Campina Grande. “Isto é fruto de quem oferece segurança pública, com policiamento preventivo e ostensivo”, frisou.

Além disso, disse que o prefeito Bruno fez o possível para realizar a festa e que dentro das expectativas, foi um São João de excelente qualidade, com atrações para todos os gostos.

Parabenizou também o ex-vereador João Dantas que fez uma boa festa e gestão na Vila Sítio São João. O vereador também disse que a festa do São João de Galante teve grande movimentação, com festas lotadas, ficando praticamente sem acesso ao distrito.

O Sargento Neto também mencionou que nesse período esteve intensificando as bandeiras de luta e de defesa, e informou que esteve solicitando ao PROCON a fiscalização dos postos de combustíveis, para que cumpram a Lei Federal de redução do ICMS. Disse ainda que ontem fez um registro e que tem postos que estão com o valor de R$ 5,78 e que espera que possa baixar para R$ 5,50. Por fim, sobre os servidores públicos, disse que apenas 30% solicitaram o pagamento da metade do décimo terceiro.

 

Alexandre Pereira (UNIÃO) parabenizou a todos os servidores públicos que continuam trabalhando apesar da greve de alguns profissionais, e que mesmo diante disso, todos os serviços estão sendo mantidos com regularidade.

Em relação a obras do Estado na cidade, disse que o Arco Metropolitano está com obras paradas e que o secretário de Educação do Estado lamentou que o governador não construiu uma escola durante seu mandato.

Por fim, o vereador também mencionou que nesse período eleitoral será importante, e disse que é impossível não tratar de temas políticos, em relação a candidaturas, campanhas, entre outros temas, dentro do parlamento.

 

Pimentel Filho (PSD) fez um apelo em relação às estradas de Galantes e São José da Mata, mencionando que estão ocorrendo acidentes, com estradas cheias de buracos.

 Sobre o São João de Galante, disse que o distrito se superou mesmo tendo tido o seu São João ‘’abandonado’’. Sobre a segurança, ele disse que foram implementados equipamentos de última geração para que a festa do São João no Parque do Povo fosse realizada com segurança.

Pimentel também entrou no tema das multas citadas anteriormente e disse que após instalação de câmeras, o número de multas aumentaram. Ele frisou que não se pode ser implementada apenas multas, mas que deve ser realizada orientações no trânsito.

Bruno Faustino (PTB) solicitou uma parte e disse que viu uma pesquisa com os participantes do evento Maior São João do Mundo, onde 88% dos frequentadores disseram se sentir seguros. Além disso, ainda sobre a segurança pública, disse que as instituições financeiras também têm suas responsabilidades e poderiam implementar segurança privada no local.

Saulo Noronha (SD) pontuou que o espaço no Centro Cultural foi cedido à Polícia Militar, apesar de algumas reclamações, mas que o prefeito Bruno pensando na segurança das pessoas, cedeu o local. Além disso, no período de inverno atípico, disse que as obras de patrolagem estão paradas, mas que é justamente devido às chuvas.

O vereador Saulo Noronha encerrou os trabalhos convidando os vereadores para a sessão ordinária, desta quarta-feira (13), a ser realizada em formato híbrido, a partir das 9h30.

Acompanhe tudo que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).

DIVICOM/CMCG



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo