DestaquesPolítica

Vereadores criticam o abandono da BR-230 e solicitam melhorias em extensão que liga Campina à João Pessoa

A 95ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campina Grande, realizada nesta quarta-feira (13) de forma híbrida, foi presidida por Marinaldo Cardoso (Republicanos) e contou com a participação de 21 vereadores.

PEQUENO EXPEDIENTE

O vereador Waldeny Santana (DEM) fez a prestação de contas do seu mandato nas ruas. No domingo, visitou o bairro Altos de Campina e verificou a carência de transporte público, das ações do Programa Saúde da Família e de uma creche naquele bairro.

O parlamentar solicitou estudos técnicos à STTP para a implantação de uma ciclovia na Rua Três Irmãs. O vereador lamentou a atual situação da economia, fruto da estagnação econômica. Lembrou que sempre foi favorável a fiscalização e contra o fechamento do comércio.

O vereador Janduy Ferreira (PSD) informou que, no dia da cidade, visitou alguns bairros e conversou com moradores. Ele destacou a situação de uma senhora que venceu a covid, mas que, devido as sequelas deixadas pelo vírus, necessita de uma medicação para trombos durante seis meses. O remédio é muito caro, varia de R$ 350,00 a R$ 1.000,00. O parlamentar solicitou uma resposta da Secretaria de Saúde do Estado para o tratamento pós-covid.

O vereador Saulo Noronha (SD) pediu um minuto de silêncio pelo falecimento de seu amigo: Orlando Soares Barbosa, vítima de acidente de trânsito no Sertão, quando retornava com a família do Ceará para Campina Grande.

O parlamentar também agradeceu a Deus pela vida de sua mãe, que completou 83 anos de idade. Uma mulher forte que chegou à Campina Grande na década de 60 e aqui criou seus 13 filhos. Por fim, solicitou ao Poder Executivo um estudo técnico para a viabilidade de um Parque Eólico na cidade.

A vereadora Dona Fátima (PODE) parabenizou a mãe do vereador Saulo pelo aniversário.

O vereador Olímpio Oliveira (PSL), iniciou a sua fala desejando felicidades a mãe de Saulo Noronha.  “Campina é grande por conta da sua gente, parabéns Saulo por sua mãe, parabéns Dona Antônio por seu filho”. O parlamentar também parabenizou Ivanildo Vila Nova por seus 76 anos de vida e 58 anos de poesia.

Ele informou que foi ao litoral no feriado e verificou que a BR-230 está abandonada pelo Governo Federal, e falou do perigo de vários buracos no trecho de Mari até o Cajá, sentido João Pessoa/Campina Grande.

– Sem o recurso federal nada acontece, como a duplicação da BR-230 de Campina ao Sertão e da BR-104 – destacou Olímpio.

O presidente da CMCG, vereador Marinaldo Cardoso, se acostou ao vereador Olímpio, no que diz respeito às felicitações ao poeta Ivanildo Vila Nova e ao caso das BRs – 230 e 104.

O vereador Rostand Paraíba (PP) também fez duras críticas a situação da BR 230. O mesmo teve um grande susto ao passar por um buraco. O parlamentar teve que parar o veículo para verificar um possível dano, antes de prosseguir a viagem.

O vereador Alexandre Pereira (PSD) – Falou das ações do Prefeito Bruno Cunha Lima e da instalação do gabinete deste, com as secretarias, no bairro de Santa Rosa, com o programa ‘Campina Bem Cuidada’, realizando diversas atividades e atendimentos, ficando disponível para a população nesses três dias devido ao feriado, mas que nos outros bairros terá a duração de uma semana.

O vereador Sargento Neto (PSD) informou que o prefeito Bruno anunciou 50 vagas para a Guarda Civil Municipal e a capacitação do uso de armas letais, ministrada pela Polícia Federal. Ele agradeceu ao prefeito e lembrou que esta vitória faz parte de sua luta, pela Guarda Municipal, há mais de cinco anos.

A vereadora Carol Gomes (PROS), felicitou a mãe de Saulo Noronha e se acostou ao vereador Olímpio, com relação a BR-230. “A vinda para Campina Grande está muito complicada”. Também parabenizou o prefeito pela ação no bairro de Santa Rosa e que deve se estender até a Zona Rural.

– Hoje é o Dia do Fisioterapeuta e como fisioterapeuta aprendi a cuidar das pessoas. Estão de parabéns os profissionais que estão na linha de frente no combate da covid-19 e na reabilitação dos sequelados desta doença – frisou.

A parlamentar, que participou da abertura do Outubro Rosa, disse que a Câmara terá a sua participação nesta programação, com uma Exposição de Fotos em parceria com a ONG Mulheres de Peito.

No dia 22 de outubro será realizada uma Oficina com as servidoras da CMCG e, no dia 26, o 1º Seminário Outubro Rosa.

O presidente Marinaldo Cardoso informou sobre a campanha: “A Bola do Jogo 2021/2022’’ e solicitou engajamento dos vereadores e servidores da Casa. Disse que a equipe de basquete da Unifacisa está sendo representada, em Campina Grande, na ação solidária e na bola do jogo, organizada pela indústria de material esportivo Penalty, Confederação Brasileira de Basquete e o apoio da Federação Internacional de Basquete FIFA. Classificada na primeira etapa, a bola da Facisa foi criada e desenhada pelo cartunista Fred Ozanan. Caso ganhe a campanha, a Bola será doada para um leilão, e o valor leiloado será para uma instituição de projeto social aqui da cidade de Campina Grande. (A votação está aberta no Instagram da Penalty (@penaltybr) e do NBB (@nbb).

‘’Muito importante que nós vereadores e vereadoras possamos compartilhar para que a bola tenha uma boa votação e seja escolhida.’’ – destacou o presidente Marinaldo Cardoso.

GRANDE EXPEDIENTE

O vereador Rubens Nascimento (DEM) Fez o registro do concurso público, divulgado com 812 vagas.

Em seguida, fez uma crítica ao governo de Ricardo Coutinho, assim como o de João Azevedo, pontuando as obras tardias e questionando as visitas feitas, nas últimas semanas, à Campina Grande, que são mais do que o total de vezes durante todo o seu mandato.

Em relação às obras do escritório de representações, o vereador falou que se trata de um possível crime de improbidade, uma vez que o local foi abandonado para, só depois, destinar recursos para sua reforma. Como no Parque de Bodocongó. O parlamentar também criticou o Consórcio Nordeste, e reforçou a importância do Estado se libertar de um governo socialista.

Criticou também o ‘passaporte da vacina’, aprovado na Assembleia Legislativa, dizendo que a intenção deveria ser de sensibilizar e conquistar os servidores públicos, ao invés de obrigar as pessoas a se vacinarem.

“Agradecer é importante, esquecer é conveniente. Eu agradeço as obras tardias anunciadas pelo governador”, concluiu.

A vereadora Valéria Aragão (PDT) agradeceu o governo municipal pelo alvará, liberado para construção do Centro de Convenções. Disse que não apenas o centro será construído, mas, também, escolas e convênios com a UEPB e com a Cagepa. Pontuou que não se pode ofuscar todo o trabalho que o governo estadual vem trazendo para Campina Grande.

A vereadora Eva Gouveia (PSD) encerrou a sessão ordinária convidando os vereadores para a sessão desta quinta-feira (14), a ser realizada em formato híbrido, a partir das 9h30.

Acompanhe tudo que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).

 

DIVICOM/CMCG

Foto: Josinaldo Costa

 



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo