Vestibular 2014 da Universidade Estadual da Paraíba é encerrado com abstenção total de 33,4%

foto google
foto google

O Vestibular 2014 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi encerrado nesta segunda-feira (2), com uma abstenção total de 33,4%, o que representa 9.535 faltosos. No segundo dia de provas foram 2.018 faltosos a mais do que o registrado no domingo (1º), quando 7.517 candidatos estiveram ausentes. 

Em Campina Grande, foram 4.779 faltosos; em Guarabira, 1.163; em Catolé do Rocha, 295; em João Pessoa, 1.349; em Monteiro, 134; em Patos, 1.268; em Araruna, 195; e em Sousa, 352 candidatos que não compareceram para a realização das provas.

De acordo com a professora Ana Alice Sobreira, presidente da Comissão Permanente de Concursos (CPCON), todo o processo seletivo foi extremamente tranquilo, sem nenhum registro de ocorrência que comprometesse o andamento do certame. Alguns candidatos foram eliminados por estarem portando algum tipo de aparelho eletrônico, proibido pelas normas do edital da seleção. Por este tipo de problema foram eliminados 16 candidatos.

“Tivemos, certamente, o Vestibular mais tranquilo de todos os que já foram realizados pela UEPB. Todo o processo aconteceu dentro da normalidade, não houve nenhuma tentativa de fraude, todos os procedimentos de segurança foram adotados e garantiram um processo seletivo extremamente tranquilo e organizado”, disse a professora Ana Alice. Três 3 mil colaboradores, entre coordenadores, subcoordenadores, fiscais de setor, fiscais de sala, fiscais de inspeção, apoio e fiscais especiais, estão trabalhando no Vestibular 2014.

Ao todo, 28.546 candidatos se inscreveram no processo seletivo deste ano, sendo 12.108 no sistema de cota universal e 16.438 na cota de inclusão. Eles disputam uma das 2.884 vagas ofertadas, distribuídas em 50% para a cota universal e 50% para a cota de inclusão. As outras 2.884 vagas para ingresso na Universidade são ofertadas pelo Enem-SiSU, conforme as normas da Resolução UEPB/CONSEPE/013/2013.

Este ano, o Vestibular da UEPB disponibilizou a prova em braile para os candidatos inscritos que possuem deficiência visual, mas nenhum candidato solicitou este tipo de prova. No entanto, quatro candidatos com deficiência visual solicitaram atendimento especial para a realização das provas (um em Campina Grande, um em Catolé do Rocha, um em Patos e um em Guarabira). Além desses, receberam atendimento especial quatro candidatos portadores de deficiência física (três em Campina Grande e um em João Pessoa) e um em unidade penitenciária, em Guarabira.

Uma novidade do processo seletivo deste ano é a nota mínima de classificação, que passou a ser de 100 pontos. Ou seja, o candidato tem que acertar pelo menos 10% do total de acertos de cada prova para não ser eliminado. Antes bastava o concorrente atingir a nota mínima (0,1 ponto) que continuava na disputa.

O resultado final do Vestibular 2014 será divulgado no dia 8 de janeiro de 2013. As matrículas dos aprovados para a primeira entrada serão realizadas no dia 10 de fevereiro e a matrícula prévia dos classificados para a segunda entrada será no dia 11 de janeiro. As provas e os gabaritos dos dois dias de provas estão disponíveis no site da Comissão Permanente de Concursos, através do endereço eletrônico www.comvest.uepb.edu.br.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo