Política

Vice-prefeito participa de audiência pública para debater doenças raras

O vice-prefeito de Campina Grande, Lucas Ribeiro, participou, na manhã da quinta-feira, 25, de uma Audiência Pública, na Câmara Municipal, para debater os desafios diários enfrentados pelas pessoas com doenças raras. O último dia de fevereiro é dedicado à celebração do Dia Mundial e Dia Nacional das Doenças Raras e o legislativo campinense realizou essa audiência, para chamar atenção da sociedade para o tema.

Defensor da comunidade rara e autor de várias matérias legislativas que buscam assegurar direitos e mais qualidade de vida às pessoas com doenças raras no município, o Lucas foi convidado a participar do encontro.

“É uma honra voltar à Câmara Municipal, principalmente para falar de um tema tão importante e que sempre me emociona: as doenças raras. É uma grande responsabilidade defender essa causa. Quem me acompanha sabe que é um assunto que sempre permeou minha trajetória como figura pública e como pessoa que entende a importância de olhar para o outro com humanidade”, afirmou Lucas Ribeiro.

Estatísticas

No Brasil, estima-se que pelo menos 13 milhões de pessoas têm algum dos 6 a 8 mil tipos de doenças consideradas raras em todo o mundo, entre enfermidades de origem genética e não genética, sendo que aproximadamente 75% delas são crianças.

“Essas estatísticas retratam a realidade de pessoas que lutam contra o esquecimento, a dificuldade de diagnóstico, a obtenção de medicamentos de altíssimo custo e o preconceito. Desafios que ficaram ainda mais alarmantes nessa pandemia. Renovo o compromisso, da nossa gestão, com os raros. Vamos e lutar por mais respeito, responsabilidade e comprometimento. Por instrumentos e políticas públicas de qualidade, que funcionem e façam jus à urgência da vida. Afinal, a vida é rara para pessoas raras”, finalizou o vice-prefeito.

Prioridade

A causa das pessoas com doenças raras é uma prioridade na atual gestão da Prefeitura de Campina Grande e foi compromisso de campanha do prefeito Bruno Cunha Lima e do vice, Lucas Ribeiro. Durante esta semana, em Brasília, o prefeito e a primeira-dama, Juliana Figueiredo Cunha Lima, mantiveram vários encontros, nos Ministérios, para garantir a criação do Centro de Doenças Raras, no município.

Fonte: Codecom

Foto: Junot Lacet



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo