Visitantes destacam disputas e demonstrações da RoboCup 2014

As disputas e demonstrações do campeonato internacional de futebol de robôs, a RoboCup 2014, prosseguem e chamam atenção de crianças e adultos. O torneio foi aberto no domingo (20) e segue até 25 de julho, no Centro de Convenções “Poeta Ronaldo Cunha Lima”, em João Pessoa. Até o fim da semana, o evento vai receber mais de 60 mil visitantes para assistir os representantes de 45 países. Na Paraíba, a realização do torneio é do Governo do Estado.

João Batista é aposentado e levou o neto, João Arthur, de 6 anos de idade, para assistir às disputas e demonstrações das equipes. “Acho importante para a questão da aprendizagem. Até para a gente que é adulto é um mundo diferente. A medida que as crianças vão se divertindo, também vão aprendendo”, comentou o avô.

O pequeno João Arthur, por sua vez, completou a fala do avô e fez questão de falar sobre as impressões. “Um dos robôs que eu mais gostei foi esse que sobe e desce escadas. Também gostei daqueles que jogam bola e do outro que é pequeno e tem uma rodinha”, citou.

O policial Kleber Fagner Monteiro saiu de Guarabira para conhecer a RoboCup 2014 com a família. “O meu filho ficou animado para vir porque ele adora futebol e queria ver os robôs jogando. É impressionante a quantidade de gente de vários países do mundo que está aqui”, observou.

Kauan, filho de Kleber, tem 7 anos de idade e estava tão encantado com o mundo da robótica que mal conseguia dizer o que mais havia gostado. “Eu acho que foi do futebol mesmo. E também gostei desse robô que se mexe, como se fosse um guindaste”, destacou.

A RoboCup 2014 é um campeonato oficial do Ministério do Esporte, organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, em conjunto com dezenas de universidades do país. O projeto também é organizado mundialmente pela RoboCup Federation, que para as competições de robótica é uma instituição equivalente à Federação Internacional de Futebol (Fifa). O evento acontece em um país diferente a cada ano. Quando há Copa do Mundo, o torneio é realizado, preferencialmente, na nação sede do mundial.

Modalidades – otorneio envolve disputa em cinco categorias principais, ou ligas (Soccer, Rescue, Home, Work e RoboCupJunior), incluindo nelas jogos e demonstrações. Oficinas, simpósios, exposições interativas e workshops também fazem parte da programação da RoboCup 2014.

Comments are closed.