CMJP aprova voto de aplausos aos criadores da ‘Bengala Inteligente’ do campus do IFPB de João Pessoa

18

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou um voto de aplausos aos professores Cleumar Moreira e Pedro Vitor, do Departamento de Pesquisa do campus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) de João Pessoa, pelo desenvolvimento da ‘Bengala Inteligente’. A iniciativa foi do vereador Damásio Franca (PP).

Para o vereador, a criação do equipamento que vai auxiliar os deficientes visuais na locomoção é louvável devido a melhora da qualidade de vida dos portadores desse tipo de deficiência, que compõem mais de 3,6% da população brasileira, ou 7,2 milhões de pessoas, de acordo com o IBGE. Ao defender a aprovação do voto, Damásio endossou que o projeto merece todo o apoio da CMJP.

“Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Acessibilidade apresentei o voto de aplausos e foi aprovado. É uma iniciativa importante na qualidade de vida dos deficientes e melhora as condições de independência aos portadores de necessidade especiais. Que ideias como essa sejam sempre fomentadas e apoiadas pelos poderes públicos”, explicou o vereador.

O professor Pedro Victor, um dos coordenadores do projeto, explica que a ideia surgiu de uma conversa com a fisioterapeuta do filho. Como portadora de deficiência visual, ela afirmou que a tarefa mais difícil não é transitar no espaço, e sim obter a identificação das portas para saber onde entrar. “A pessoa tem que ir, tatear na porta… A ideia foi eliminar isso. Hoje todo mundo tem smartphone, então por que não criar um dispositivo que leia a porta, transmita a informação para o celular e envie uma mensagem de áudio para o deficiente visual via fones de ouvido?”, explica.

Ascom

Comments are closed.