DestaquesEducação

Estudantes recebem visita de indígenas e conhecem mais sobre a cultura dos povos originários

 

Estudantes da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Sítio Estreito, zona rural de Campina Grande, tiveram uma aula diferente na tarde desta quarta-feira, 24 de abril, com a visita de povos indígenas de três tribos da Paraíba. O evento foi uma ação em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neab), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Pela manhã, o grupo de estudantes acompanhou os indígenas em uma visita à Central de Aulas da UEPB. Na ocasião, os alunos conheceram acervos na instituição que remetem aos povos originários. Já durante a tarde, integrantes das tribos Potiguaras, de Baía da Traição; Tabajaras, do Conde; e os Cariris-Xocós, de Alagoas, estiveram na escola para o diálogo com os estudantes.

A gestora da escola Lívia Maria Serafim Duarte explicou as etapas do projeto.

“Fizemos várias atividades de construção sobre reconhecimento da cultura indígena. Então, a gente pensou em algo que valorizasse e que culminasse no mês de abril e a gente fez essa parceria com o Neab. Pensamos no projeto, trabalhamos com as crianças aqui na escola, sobre cultura, como eles viviam, sobre o toré, as práticas indígenas, entender que existem várias etnias”, destacou.

Uma das estudantes que acompanharam o bate-papo foi Laura Rodrigues Santos, do 4° ano, que viu na atividade uma oportunidade para aprender mais sobre a cultura indígena.

“Aprendi muito sobre o cotidiano deles. Vimos que eles têm carro, têm celular, têm redes sociais, eles vivem da caça, podem morar em casas. Eu fiquei muito feliz em ter esse contato com eles. A gente já estudou bastante sobre os potiguaras, os tabajaras, muito sobre eles e agora a gente conhecer assim presencialmente é muito legal”, disse a estudante.

A atividade foi acompanhada pela Coordenação Étnico-Racial da Secretaria de Educação. Ao longo deste mês a coordenação realizou uma série de atividades nas Unidades Educacionais voltadas ao debate sobre a cultura indígena.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo