CotidianoDestaques

14º Festival Internacional de Música e 7º FIMUS Jazz começam hoje em Campina Grande

 

O Festival Internacional de Música de Campina Grande (FIMUS) e o 7º FIMUS Jazz têm início hoje com uma programação de dez dias que integram concertos de música clássica e jazz, lançamentos de livros e atividades formativas, entre cursos e rodas de conversas. Este ano o FIMUS tem como tema a música armorial. A abertura do evento acontece a partir das 20h, no Teatro Municipal Severino Cabral, com a apresentação do Coro de Câmara de Campina Grande e da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba. A entrada é gratuita.

Durante a abertura do Festival, a Orquestra Sinfônica da UFPB vai ser homenageada pelos seus 10 anos de fundação, celebrados em 2023. O FIMUS também vai prestar uma homenagem aos 60 anos do compositor Eli-Eri Moura, autor da peça “Réquiem para um trombone”, que será executada no concerto da primeira noite. Também vai ser prestado um tributo ao aniversário dos 13 anos da morte do músico Radegundis Feitosa, para quem Eli-Eri compôs a peça “Réquiem para um trombone”, escrita em 2011, um ano após a morte do músico. Radegundis foi um dos fundadores da Orquestra Sinfônica da UFPB.

No sábado quem sobe ao palco do Teatro Municipal é o Duo Santoro. O grupo existe desde 1990 e é formado pelos irmãos gêmeos Paulo e Ricardo Santoro. Em seus recitais os músicos apresentam obras que vão do erudito ao popular, com alguns dos principais compositores brasileiros. A dupla integra a Orquestra Sinfônica Brasileira e a Orquestra Sinfônica da UFRJ. Ao longo de mais de 30 anos de carreira, o duo já gravou quatro discos.

A programação do domingo vai começar a partir das 19h, com o lançamento do livro “Canções para sorrir e sonhar”, do maestro e professor da UFCG Vladimir Silva. Durante o lançamento haverá um concerto com o Coro de Câmara de Campina Grande apresentando as músicas que compõem a obra literária. Em seguida, a partir das 20h, acontecerá o lançamento do livro Maestro Chiquito – O Metalúrgico dos Sons, de Adeildo Vieira. Logo após, terá a apresentação da Orquestra SEDEC. O Grupo é um dos projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação e Cultura do Município de João Pessoa e tem como proposta capacitar professores e oferecer aos alunos e a comunidade em geral apresentações culturais e concertos didáticos. Todas as atividades do evento são oferecidas ao público de forma gratuita.

O XIV Festival Internacional de Música de Campina Grande e o 7º FIMUS Jazz têm como realizadores a Universidade Federal de Campina Grande, o Parque Tecnológico da Paraíba e a Affins Produções. Em 2023, os eventos acontecem através de recursos do Prêmio dos Festivais, da FUNARTE. Outras informações e a programação completa dos festivais estão disponíveis no site fimus.art.br.

Assessoria de Comunicação



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo