Saúde

Projeto Zikamob lança gincana pedagógica com foco na aprendizagem móvel para prevenção de arboviroses

Será lançada nesta quarta-feira (8), a partir das 14h, no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a gincana pedagógica do Projeto Zikamob que terá como tema o “Uso da aprendizagem móvel para prevenção de arboviroses”. O evento conta com a participação de diretores e professores líderes do projeto das escolas estaduais de Ensino Médio de Campina Grande. A gincana consiste em uma competição entre as escolas para engajar mais pessoas em atividades de prevenção de arboviroses e na separação de material reciclável para doação aos catadores, a fim de reduzir os criadouros de mosquitos na cidade.

A ação do Zikamob será iniciada pelo cadastramento de todos os 15 mil estudantes do Ensino Médio na plataforma virtual do projeto por meio do site “zikamob.org”. Com o cadastro, os estudantes passarão a ter acesso às atividades educativas e acesso a vídeos que ensinam como fazer a inspeção de criadouros em suas casas e como encaminhar uma notificação para os serviços de Vigilância em Saúde, caso seja encontrado um criadouro. Eles aprenderão como fazer telas para evitar que os mosquitos entrem pelas janelas e portas, além de como separar material reciclável e utilizar o aplicativo Cataki para doar esses recicláveis aos catadores de resíduos sólidos. Essas atividades serão todas acessíveis por meio de dispositivos móveis como celulares.

Utilizada como ferramenta pedagógica, a aprendizagem móvel – ou “mobile learning” – é um conceito-chave em intervenções que visam a mobilização da população para prevenção de doenças transmissíveis pela amplitude do acesso às ações educativas. No projeto Zikamob, os estudantes terão de comprovar que realizaram as atividades práticas de prevenção criando um vídeo e postando em sua rede social. Os vídeos mais criativos que se destacarem serão postados nas páginas das escolas estaduais e na página do projeto Zikamob. Já aqueles que conseguirem melhor motivar as pessoas a também utilizarem essas medidas preventivas em suas casas serão premiados, assim como as escolas e turmas que conseguirem engajar mais estudantes e seus familiares na proposta.

As missões do projeto serão iniciadas a partir de 13 de maio e terminaram em 15 de julho. O evento de premiação dos vídeos mais criativos acontecerá em 16 de agosto. O público poderá interagir curtindo os vídeos mais criativos produzidos pelos estudantes da rede estadual por meio da página pública do projeto Zikamob no Facebook. Para conhecer um pouco mais sobre o projeto, basta acessar o portal “zikamob.org” e ver o vídeo de apresentação da proposta ou seguir a página do projeto no Facebook (Zikamob UEPB).

O Zikamob está sendo desenvolvido por uma equipe do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Estadual, coordenado pela professora Silvana Santos, com a participação de pesquisadores da área de Ensino de Ciências da Universidade Estadual da Paraíba, em colaboração com pesquisadores do Reino Unido e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e do Conselho Britânico.

CODECOM UEPB

Ilustração: UEPB



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo