A pedra revelando a alma do artista

a1Esculturas em pedra basalto, criadas por artistas de diferentes países, enriquecerão o patrimônio artístico e cultural do Brasil.

O II Simpósio Internacional de Escultores acontece de 04 a 20 de outubro na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. A iniciativa é do Instituto Tarcísio Michelon (ITM) e, pelo segundo ano consecutivo, reúne dez renomados escultores internacionais. Nesta edição já estão confirmadas as participações de Park Chan-Kab – Coreia do Sul; Eric Verhelst – Bélgica; Constantina Iconomopulos – Argentina; Julio Londoño – Colômbia; Aquiles Jiménez – Costa Rica; Jean-Claude Lambert – França; Alceo Luiz Da Costa – Brasil; Tanya Preminger – Israel; Djordje Cpajak – Sérvia e Renato Brunello – Brasil.

Durante dezessete dias estes artistas estarão trabalhando, cada um deles, num bloco de pedra basalto de grande porte. A obra produzida permanecerá no município enriquecendo o patrimônio artístico e cultural do Brasil.

Criar um museu de arte a céu aberto é uma das propostas de Tarcísio Michelon, presidente do ITM. “Queremos através do evento incentivar a escultura no Estado e no Brasil deixando as marcas de diferentes culturas, ideias e sentimentos estampadas em nosso município para visitação aberta ao público. Ao término desta segunda edição do Simpósio já serão 20 obras e, a cada ano, estaremos incluindo mais dez”, completa Tarcísio.

A visitação será aberta ao público diariamente das 9h às 12h e das 14h às 17h, possibilitando à comunidade e turistas interagir com os artistas e conhecer cada uma das obras, além de trocar experiências, conhecimentos e técnicas com diferentes culturas. “Podemos dizer que este é um dos poucos eventos, se não for o único, do país que permite à comunidade apreciar as etapas do desenvolvimento de uma escultura, podendo observar o sentimento do artista sendo revelado em cada detalhe da obra”, comenta a produtora executiva do projeto Angela Martins.

O II Simpósio Internacional de Escultores tem como curador o renomado escultor, João Bez Batti. O projeto foi viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura – Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.

Serviço:
O que: II Simpósio Internacional de Escultores
Quando: 04 a 20 de outubro de 2013
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h
Quanto: Gratuito – Aberto ao público
Onde: Rua Dr. Rolando Gudde (próximo à Casa das Artes)
Bairro Planalto – Bento Gonçalves – RS
Realização: Instituto Tarcísio Michelon
Programação: De 05 a 19/10 – Debates e troca de visão sobre arte,
técnicas e vivências.
Agende seu horário pelo fone (54) 9112-5328
ou pelo e-mail info@simposioescultoresbentogoncalves.com
Informações: www.simposioescultoresbentogoncalves.com
www.facebook.com/simposioescultoresbentogoncalves
Assessoria de Comunicação:
Vânia Monteiro – (48) 9678-3883 – vania.monteiro@ibade.org
Marisa Ribeiro – (51) 8537-0418 – imprensa@ibade.org



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo