Cotidiano

Academia da Saúde vai potencializar ações da Atenção Básica em Campina Grande

Ampliar o acesso da população às políticas públicas de promoção da saúde. Esta é a proposta da Academia da Saúde, inaugurada na manhã desta segunda-feira, 31, pelo prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues. Localizada no Conjunto Chico Mendes, a unidade vai ajudar a intensificar as atividades na Atenção Básica, pois estará diretamente vinculada às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e aos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) daquela região da cidade.

Na prática, a Academia da Saúde será utilizada para o desenvolvimento de exercícios corporais, orientação de atividade física, promoção de ações de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar, assim como temáticas que envolvam a realidade do município. No espaço também serão realizadas atividades artísticas e culturais, como teatro, artesanato, pintura e música. As ações serão coordenadas pelas equipes do Nasf e UBS Ricardo Amorim, com apoio do Programa “Mexe, Campina”.

Para a secretária municipal de saúde, Lúcia Derks, a Academia da Saúde vai ajudar a incentivar hábitos de vida saudável, contribuindo para redução das doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes e a hipertensão. “O trabalho de prevenção dessas doenças é feito diariamente na Atenção Básica. A academia será uma ferramenta importante para estimular atividades preventivas, ampliando a autonomia das pessoas sobre as escolhas de modos de vida mais saudáveis”, explicou.

Segundo a secretária, a Academia da Saúde também é parte integrante da política municipal de valorização da utilização dos espaços públicos de lazer. Ela informou ainda que, além da melhoria das condições de saúde e qualidade de vida da população, o serviço irá contribuir também para o enfrentamento das violências. “Por isso, a determinação do prefeito Romero Rodrigues é que possamos promover neste novo espaço a integração e a convergência dos projetos e programas municipais de desenvolvimento humano, como proposta de inclusão social”, garantiu.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo