DestaquesPolítica

Ações dos senadores viabilizam avanço da BR-230 e beneficiam instituições sociais na cidade

 

A 69ª sessão ordinária da 3ª sessão legislativa realizada na manhã desta quinta-feira (27) em formato híbrido, foi presidida por Fabiana Gomes (PSD) e Marinaldo Cardoso (Republicanos), secretariada pelo vereador Waldeny Santana (UNIÃO) e em seguida, por Hilmar Falcão (DC).

O vereador Marinaldo Cardoso (Republicanos), expressou sua gratidão aos senadores Efraim Filho e Veneziano Vital do Rêgo pelas importantes contribuições que têm proporcionado ao desenvolvimento da cidade e ao bem-estar da população. Os senadores têm sido fundamentais no avanço das obras da BR-230, trecho entre a alça sudoeste e a praça do meio do mundo, que estão seguindo seu cronograma graças ao empenho da bancada federal e, em especial, às emendas destinadas pelos dois parlamentares.

O progresso das obras na BR-230 é motivo de comemoração para toda a população de Campina Grande, pois a rodovia desempenha um papel crucial no desenvolvimento econômico e na mobilidade da região.

Além disso, os dois senadores têm destinado emendas parlamentares para diversas entidades sociais da cidade, reforçando seu compromisso com ações solidárias e com a promoção do bem-estar da comunidade local. Dentre as instituições beneficiadas estão o Instituto dos Cegos, que oferece suporte e serviços essenciais para pessoas com deficiência visual, a Fazenda do Sol, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), a Casa Dr. João Moura, a Casa do Menino e o Instituto Vavá do Resgate.

Essas entidades desempenham um papel fundamental na cidade, oferecendo assistência, cuidados e oportunidades para segmentos importantes da população que necessitam de atenção especial. Com as emendas parlamentares destinadas pelos senadores, elas poderão fortalecer suas atividades.

Segundo Marinaldo Cardoso, o reconhecimento tem sido pauta do também vereador Waldeny Santana (União). “Com o contínuo apoio e dedicação dos parlamentares, a cidade avança na mobilidade, beneficiando a quem nela transita, melhorando a qualidade de vida de seus habitantes e visitantes”, disse.

Marinaldo Cardoso (Republicanos) na Tribuna agradeceu aos senadores Efraim Filho e Veneziano Vital do Rêgo. O motivo dos agradecimentos é primeiramente relativo às obras da BR-230, que está seguindo o seu cronograma e obteve grande apoio e recursos dos senadores.

O segundo motivo dos agradecimentos aos senadores, é pela destinação de emendas parlamentares para entidades sociais importantes da cidade de Campina Grande. Entre elas, o presidente Marinaldo mencionou o Instituto dos Cegos, a Fazenda do Sol, a APAE, a Casa Dr. João Moura, Casa do Menino e o Instituto Vavá do Resgate.

“Este agradecimento não é apenas meu, é também do vereador Waldeny, que realizamos essas demandas, mas de toda a Casa de Félix Araújo. Às entidades, além de prestar um excelente trabalho, auxilia na resolução dos problemas sociais do município. A minha vinda à Tribuna hoje é para divulgar as ações e agradecer mais uma vez o senador Efraim Filho e Veneziano Vital do Rêgo”, concluiu.

TRIBUNA

Anderson Almeida (MDB) iniciou a sua fala fazendo uma nova denúncia do Hospital João XXIII. O vereador relembrou que fez um pedido de CPI para investigar o hospital, pelo fato de ter ocorrido um óbito no hospital, com a justificativa de que a unidade hospitalar não tinha recursos para colocação do marcapasso. Dentro desse contexto, foi feito uma pactuação no Ministério Público, para que o hospital realizasse os procedimentos e a Secretaria de Saúde desse um complemento, pois a unidade justificava que o valor recebido não era suficiente.

No entanto, Anderson diz que volta a acontecer o mesmo fato. Dessa vez, após pactuação, o hospital diz que não faz mais a cirurgia e o implante do marca passo. O vereador apresentou um e-mail enviado pelo Hospital João XXIII, que solicita regulação da paciente Maria Luzinete, a qual necessita de implante de marca passo. No e-mail, o hospital solicita transferência e justifica que a unidade não está realizando a cirurgia e o implante. Ao sair da Tribuna, Anderson Almeida disse que irá ao hospital e ao Ministério Público, pois caso a paciente venha a óbito, haverá responsáveis.

Waldeny Santana (UNIÃO) citou inicialmente o projeto de lei de sua autoria já aprovado, denominado ‘Empresa Amiga da Feira’ e solicitou que o poder público possa fomentar e executá-lo. A lei permite que empresas que tiverem o interesse em fazer a manutenção de um banheiro ou outro equipamento coletivo das feiras, possam ter o direito de fazer sua propaganda gratuitamente.

Em seguida, o vereador resgatou o tema trazido na sessão do dia anterior, sobre o início das obras da Rua Engenheiro Saturnino de Brito. Ele disse que o Governo do Estado, solicitou autorização para executar obras no entorno do Estádio Amigão, e agora estamos esperando pelo início das obras.

Waldeny encerrou a sua participação informando que ontem foi aprovado um requerimento para realização de audiência pública, que trata sobre a Reforma Tributária que está em tramitação no Congresso Nacional. “A reforma é algo que precisa ser debatida e divulgada, pois teremos uma perda considerável para os estados do Nordeste, que são estados consumidores e não produtores. O ponto positivo, é que o imposto ficará no Estado que consome, mas terá perda para os incentivos fiscais e dificilmente uma indústria deseja se instalar no Nordeste, pois acabará os incentivos e benefícios fiscais, afetando os setores de serviço que é quem gera emprego na região’’ – disse.

Ele enfatizou que essa é uma reforma importante e necessária, pois vivemos um verdadeiro ‘manicômio tributário’ no país, mas é preciso ser discutido com cautela.

Alexandre Pereira (UNIÃO) informou que no dia de ontem se dirigiu ao 31º Batalhão de Infantaria Motorizada, para inauguração do oratório para os militares. Ele registrou que foi convidado pelo Tenente Coronel da unidade militar, Fábio Moura Pinheiro, pelo Pastor Ivandro Quaresma e pelo Padre Phérikllys.

Alexandre disse que haverá semanalmente o atendimento com os dois líderes, católico e evangélico, que darão um suporte aos militares, para prestar um aconselhamento e palavra amiga de solidariedade em momentos difíceis. Ele ainda informou que o Tenente Coronel apresentou dados lamentáveis de suicídio e de depressão entre os militares e parabenizou pela inauguração do equipamento.

ÁGUAS DO AÇUDE VELHO

Sobre as águas do Açude Velho, o vereador solicitou a transmissão de algumas imagens do açude, para falar sobre o Riacho da Piaba, que leva novas águas ao açude e se une ao esgoto que não é tratado pela Cagepa e deságua no local.

Ele informou que a Prefeitura, através da parceria com a UFCG, adquire o produto necessário para amenizar o odor do material orgânico que emerge à superfície, no entanto essa não será uma solução definitiva. Nesse sentido, disse que a Cagepa pode implementar uma adutora de elevação para fazer o tratamento do esgoto antes que ele deságua no açude. Ainda de acordo com dados apresentados pelo vereador, Campina Grande não trata 30% dos seus esgotos e é preciso cobrar de todos os entes envolvidos, pois a prefeitura faz sua parte com os produtos, mas existe a ausência do tratamento do esgoto por parte da Cagepa.

O presidente Marinaldo encerrou a sessão convidando os vereadores para a sessão especial alusiva ao Dia do Motociclista.

DIVICOM/CMCG

Foto: Josenildo Costa



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo