CotidianoDestaques

Agentes da Guarda Civil participam de capacitação da Ronda da Mulher

 

Agentes da Guarda Civil Municipal estão participando do curso de formação para capacitação da Ronda da Mulher que começou nesta segunda-feira, 26, e se estenderá até a próxima quarta-feira, 28, no auditório Plínio Lemos, localizado no bairro José Pinheiro. A coordenadora da Mulher, Talita Lucena fez a abertura do evento e falou sobre os aspectos das leis de proteção à mulher. Em seguida, ela explicou o funcionamento da rede de proteção e detalhou como vai funcionar a Ronda da Mulher em Campina Grande.

Cerca de 100 pessoas estão participando do curso, que foi aberto com a presença de autoridades e representantes da Guarda Municipal, entre outros convidados. A formação será realizada nos dois turnos e, nesta segunda-feira, serão abordados temas como: direitos das mulheres, feminicídio e o trabalho preventivo no combate à violência de gênero.

O curso prossegue nos dias 27 e 28, com abordagem de temas como Letramento Racial e LGBTQIA+, Psicologia e Violência Doméstica, Conduta Ética, Técnica e Legal da Guarda Municipal, Procedimento Operacional Padrão nas Ocorrências de Violência Doméstica e demonstrativos práticos sobre as ações que devem ser aplicadas em caso de descumprimento das medidas protetivas.

Ronda da Mulher

A Ronda da Mulher é o mais novo equipamento no combate a violência de gênero a ser instalado pela Prefeitura de Campina Grande. O lançamento será no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, pelo prefeito Bruno Cunha Lima, pela primeira-dama, Juliana Figueiredo Cunha Lima e pela coordenadora da Mulher, Talita Lucena.

O equipamento contará com a atuação direta da Coordenadoria da Mulher, em parceria com a Guarda Civil Municipal, para promover a segurança e proteção das mulheres que são vítimas de violência, bem como de seus filhos e familiares. A Guarda fará rondas diárias nos endereços das vítimas, para garantir o cumprimento das medidas protetivas e evitar a aproximação dos possíveis agressores.

“O prefeito Bruno tem um olhar especial para a nossa pauta e sempre nos incentiva na luta diária de combate à violência contra mulher, especialmente àquelas que são assistidas por nossa Rede de atendimento. Sem dúvida, o impacto do projeto “Ronda da Mulher” será um passo muito significativo no sentido de apoio e redução dos índices de violência”, afirmou Talita.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo