Cotidiano

Agricultura realiza exames para verificar aproveitamento de inseminação animal

O programa de inseminação artificial bovino, iniciado em janeiro passado pela Prefeitura de Campina Grande, por intermédio da Secretaria da Agricultura (Seagri), começa a apresentar resultados positivos na medida em que exames de ultrassonografia realizados pelos veterinários e técnicos da Pasta atestam que expressiva parte dos animais que passaram pelo procedimento conseguiu segurar a prenhez.

A realização dos exames de ultrassonografia, sob a responsabilidade do médico veterinário Pedro Vitorino, teve início na semana passada e de lá até agora ficou constatado que quase 40 por cento das 63 vacas e novilhas apresentaram resultado positivo. Durante os meses de janeiro e fevereiro deste ano cerca de 150 animais fêmeas passaram pela inseminação. A expectativa é a de que, até ao final dos exames de ultrassonografia, o aproveitamento seja de 50 por cento.
O exame para diagnosticar a gestação vem ocorrendo de forma gradativa, vez que o procedimento só pode ser feito a partir de 35 dias após o animal receber a inseminação.

Este trabalho de inseminação, que ganhou força em 2020, a partir do esforço do secretário municipal da Agricultura, Renato Benevides Gadelha, com o apoio do prefeito Romero Rodrigues, alcançou toda a zona rural de Campina Grande, cobrindo praticamente todo o plantel de animais fêmeas, beneficiando cerca de 50 pequenos produtores rurais deste município.

Com esta iniciativa, a gestão do prefeito Romero Rodrigues objetiva se aproximar do aperfeiçoamento genético, melhorar a qualidade do rebanho e aumentar a produção do leite no município, o que significa mais renda e mais qualidade de vida para os atores da zona rural de Campina Grande.

Depois de 60 dias, o exame é repetido, desta vez para identificar o sexo do feto, informação esta que será repassada ao produtor rural, para que ele tenha a expectativa da quantidade de machos e fêmeas que irão nascer. Estas informações facilitam na reposição das matrizes que venham a ser eventualmente descartadas.

Ao comemorar o sucesso do programa de inseminação em bovinos, o secretário Renato Gadelha assinalou, ainda no início do processo, que na medida em que os produtores rurais campinenses acreditam no projeto, “nós vamos avançando e multiplicando esses rebanhos e, consequentemente, a produção leiteira”.

Gadelha sublinhou também assinalou que os animais provenientes deste processo nascem num só tempo, proporcionando aos criadores uma produção harmônica e continuada do leite, indo até o próximo ato de inseminação dos animais.

Do ponto de vista econômico, a inseminação representa outra significativa vantagem, que é a dispensa de adquisição de touros pelos produtores. Um animal desses, do tipo holandês, não fica por menos de R$ 8 mil, correndo o risco de perdê-lo por cobra, quebra de pata ou outro acidente, sendo obrigado a sacrificá-lo.

O sêmen adquirido pela Secretaria da Agricultura é proveniente de Uberaba (MG), tem certificado de alta linhagem e é, preferencialmente, das raças Girolando e Holandesa.

A Prefeitura municipal planeja, para as próximas compras, optar pela sexagem do sêmen, preconizando que a opção dos produtores rurais campinenses será pelo nascimento de animais fêmeas, vez que a produção leiteira é predominante neste município.

Só podem passar pelo processo de inseminação as vacas ou novilhas a partir de um ano de idade e igual ou acima de 300 quilos, como estabelece o protocolo que trata deste procedimento de reprodução animal.

Codecom PMCG



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo