Mundo

Alexei Navalny já foi sepultado (com emoção e milhares de apoiantes)

 

O corpo de Alexei Navalny foi sepultado pelas 16h00 locais (13h em Portugal continental) rodeado de alguma família e amigos, que puseram despedir-se do opositor russo aproximando-se e atirando “um punhado de terra”.

Os familiares do opositor russo chegaram à morgue cerca das 10h (hora local), altura em que era suposto receberem o corpo de Alexei. Contudo, segundo a porta-voz de Navalny, “o corpo não foi libertado” na hora que era suposto, antecipando “haver atrasos” nas cerimónias fúnebres – o que não veio a acontecer.

Pode acompanhar o funeral do opositor russo, em direto, na ligação abaixo:

Sob um céu cinzento, milhares de pessoas reuniram-se no exterior da igreja do Ícone da Mãe de Deus a aguardar a chegada do corpo de Navalny.

A equipa do principal opositor do regime russo revelou, num vídeo publicado na rede social X (antigo Twitter), a existência de filas enormes de pessoas, de várias horas, para homenagear Navalny.

As exéquias do principal opositor do regime russo tiveram início pelas 14 locais (11h em Lisboa). Depois, o corpo seguiu para o cemitério de Borisovskoye, onde foi sepultado pelas 16h locais (13h em Lisboa).

Eis o momento em que o corpo de Navalny chegou à igreja ‘debaixo’ de aplausos dos presentes:

A cerimónia foi curta, de cerca de meia hora. A equipa de Navalny informou que menos de 300 pessoas foram autorizadas a entrar na igreja para a sua cerimónia de despedida, que foi realizada “o mais rapidamente possível”.

De seguida, o corpo seguiu para o cemitério de Borisovskoye – acompanhado de milhares de pessoas que seguiram o cortejo fúnebre.

Os apoiantes reuniram-se então no cemitério, com muitos jovens entre eles, alguns com flores, outros a chorar, enquanto gritavam ‘Obrigada Alexei’ ou ‘Putin assassino’.

O corpo foi entretanto liberado e colocado perto da cova, onde várias pessoas o homenagearam.

 

Notícias Ao Minuto Brasil

Foto:© ALEXANDER NEMENOV/AFP via Getty Images



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo