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Após desaceleração em julho, IDV aposta em retomada do crescimento em agosto

De acordo com o IAV-IDV, projeções de crescimento para agosto, setembro e outubro são de 3,1%, 2,8% e 3,1%, respectivamente

Após uma queda no realizado das vendas de 0,7% em julho, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, a expectativa dos associados do IDV para este e os próximos dois meses é de um crescimento de 3,1% em agosto, 2,8% em setembro e 3,1% em outubro, sempre em relação aos mesmos períodos de 2013. Esta foi a constatação do IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas), estudo realizado mensalmente pelos associados do IDV, divulgado 30 dias antes da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE.

Em junho o IAV-IDV apresentou crescimento de 4,4%, enquanto a PMC apontou 0,8% na comparação anual. Nos últimos 16 meses o IAV-IDV demonstrou forte aderência com o indicador do IBGE, mas em junho houve um descolamento dos índices, sinalizando que o mercado sofreu a desaceleração antes dos associados do IDV.

O varejo de bens não duráveis, que responde em sua maior parte pelas vendas de super e hipermercados, foodservice e perfumaria, apresentou aumento de 0,11% em julho de 2014, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, abaixo do IAV de 0,69%. Em relação aos próximos meses, a expectativa é de crescimento de 1,7% em agosto e setembro e 1,6% em outubro.

Já o setor de bens semiduráveis, que inclui vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos, ficou acima do IAV em julho, com estimativa de crescimento acelerado para os próximos meses de 6,6% em agosto, 6,2% em setembro e 7,6% em outubro. Para o segmento de bens duráveis, os associados divulgaram crescimento de 1,2% em julho, em relação ao mesmo mês do ano anterior. Para os meses seguintes, a expectativa de crescimento é de 1,9% em agosto, 1,1% em setembro e 0,9% em outubro.

De acordo com o presidente do IDV, Flávio Rocha, os primeiros sete meses de 2014 apresentaram indicadores expressivamente superiores aos de 2013, com média de crescimento do IAV-IDV de 4,6% contra 2,3% no ano passado, mas em virtude do cenário macroeconômico, o mercado espera a manutenção ou leve redução nesse ritmo de crescimento, porém, ainda apresentando crescimento do varejo bastante superior ao PIB nacional. “O alinhamento do IAV-IDV com a PMC foi muito forte no primeiro semestre de 2014, com média de crescimento do IAV-IDV de 5,3% contra 4,3% da PMC, com descolamento em junho. O cenário macroeconômico se mantém, com alta da inflação, que mesmo com a desaceleração de julho, continua minando o poder de consumo e a confiança do consumidor; baixa confiança dos consumidores e maior rigor na concessão do crédito. Por outro lado, há aspectos positivos fortes, como a estabilização do endividamento das famílias e baixos índices de inadimplência e de desocupação”, afirma Rocha.

Sobre o IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas)

Criado em outubro de 2007, o IAV-IDV é um índice que consolida a evolução das vendas efetivamente realizadas pelos associados do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), com o intuito de projetar expectativas para os próximos meses e, assim, servir de base de informação para a tomada de decisão dos executivos do varejo.

Para se chegar aos números apresentados pelo IAV-IDV, as empresas associadas reportam seus próprios resultados e suas expectativas sobre vendas no futuro. Em seguida, estas respostas são ponderadas de acordo com o respectivo porte de cada empresa, para que se alcance indicadores como o volume de vendas e o faturamento nominal. Os dados extraídos pelo indicador têm permitido uma visualização mais ampla do comportamento do mercado para um período futuro de até três meses.

Sobre o IDV

O IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) representa 57 empresas varejistas de diferentes setores, como alimentos, eletrodomésticos, móveis, utilidades domésticas, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, material de construção, medicamentos, vestuário e calçados. Atuante em todo o território nacional, o IDV tem como principal objetivo contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira, além do desenvolvimento do varejo ético e formal.

Conheça as empresas associadas: Ale Sat, Ammo/Varejo, Bob´s, B2W, BR Home Centers, C&A, C&C Casa e Construção, Carrefour, Cencosud, Centauro, Cybelar, Decathlon, Dudalina, DPaschoal, Etna, Fnac, Fototica, Grupo Colombo, Grupo Dimed-Panvel, Grupo Pão de Açúcar, GS&MD Gouvêa de Souza, Habib’s, Hering, Inbrands, Insinuante, Itapuã Calçados, Kalunga, Leo Madeiras, Leroy Merlin, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Lojas Americanas, Lojas Cem, Lojas Leader, Lojas Pompeia, Lojas Renner, Lojas Riachuelo, Lojas Marisa, Magazine Luiza, Marisol, Netshoes, O Boticário, Óticas Carol, Paquetá, Pague Menos, Pernambucanas, Polishop, Quero-Quero Casa e Construção, Raia Drogasil, Ráscal, RiHappy, Sephora, Telhanorte, Tok&Stok, Via Veneto, Walmart e Zelo.

Informações para a imprensa:
Agosto/2014

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