DestaquesParaíba

Apresentações da Paixão de Cristo de Cuité começam nesta quinta-feira

 

Depois de semanas de ensaios o espetáculo “Paixão de Cristo de Cuité” estreia a nova temporada na próxima quinta-feira santa, dia 28 de março. A peça é uma montagem da Cia Cuiteense de Teatro e apresentada no Olho D’Água da Bica, uma nascente localizada no Campus da UFCG, em Cuité. O espaço é considerado o maior teatro ao ar livre da Paraíba. As apresentações acontecem até o Sábado de Aleluia, 30 de março.

Todos os anos a peça movimenta a cidade com os moradores envolvidos na montagem, desde a parte técnica até o elenco, além do apoio dos comerciantes locais para que o espetáculo seja realizado. Ismael Moura, diretor da peça, ressalta a importância do envolvimento da comunidade local com o projeto. “Uma das principais importâncias desse projeto é a gente colocar crianças e jovens em contato com a cultura, porque serão esses jovens o futuro desse espetáculo, a exemplo de mim que quando era criança fiz parte da Paixão de Cristo. Eles serão o futuro da arte e cultura de Cuité e da Paraíba. Quanto mais crianças e jovens conseguirmos acrescentar a esse trabalho, melhor será no nosso futuro culturalmente.”, disse Ismael.

O espetáculo é uma tradição durante a Semana Santa na região e sua primeira montagem aconteceu em 1992, com o Grupo de Teatro Amador de Cuité, o TEAC. Depois de um período sem sua realização Ismael Moura retomou o projeto. Há dez anos ele escreve o texto e dirige a peça que chega a envolver em média de 300 pessoas na produção.

A cada edição elementos novos são adicionados à Paixão de Cristo, como cenas inéditas e diferentes efeitos visuais. Além do teatro, Ismael também é diretor de filmes e alguns desses efeitos têm como referência a sua experiência no audiovisual. Ele explica que, além do teatro, o cinema também é uma outra paixão e busca unir essas suas linguagens na montagem da peça. “Eu tentei criar o máximo de efeitos especiais, efeitos visuais para dar um ‘up’ maior ao espetáculo, uma visibilidade maior, chamando a atenção de pessoas que são religiosas e as não religiosas. Existem as pessoas que são cristãs que vão para ver a história e tem aquelas que vão ver os efeitos especiais. A gente coloca cobra gigante, aranha gigante, demônios gigantes, e isso atrai o público. Além delas irem presenciar uma história linda que é a história do filho de Deus, as pessoas também vão ver um espetáculo teatral. E nele você vai ver amor, fé, paixão, monstros, milagres, e isso é a nossa Paixão de Cristo”.

Entre as inovações para a temporada de 2024, está a apresentação de algumas cenas mais próximas do público, a exemplo da cena da Santa Ceia, e algumas alterações na cena do discípulo Judas. Outra novidade é que a “Paixão de Cristo de Cuité” acontece em parceria com o “Caminhos da Paixão”, roteiro de turismo criado a partir do espetáculo para incentivar a visitação às belezas naturais e aos espaços religiosos e culturais da região do Curimataú paraibano.

Este ano a “Paixão de Cristo de Cuité” é um oferecimento de Marcos Inácio Advogados, com o patrocínio do Governo do Estado da Paraíba, Tintas Lux, Supernovo Supermercado, e o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Cuité, Rádio 89 FM, Paróquia Nossa Senhora das Mercês e UFCG – Campus Cuité.

Os ingressos para o espetáculo estão disponíveis no site sympla.com.br, nos pontos físicos de venda Studio Foto Center, Central das Impressões e Stilo for man, em Cuité. Durante os dias de apresentações os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria física do teatro. Outras informações em @paixaodecristocuite, no Instagram.

Assessoria de Comunicação

Foto: Lucivan Lucas



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo