Cotidiano

Bloco da Saudade reúne foliões para desfile no sábado

 

Após três anos sem desfilar, o Bloco da Saudade toma as ruas de Campina Grande no próximo sábado, dia 4 de fevereiro. A concentração acontece a partir das 20h na Casa Memorial Severino Cabral, na Rua Getúlio Vargas, 344, centro da cidade.

O público vai ser recebido com o “Sarau Poético da Saudade” e apresentações de bandas de frevo. “O sarau representa o lirismo e o romantismo do Bloco da Saudade com os foliões se reencontrando depois de três anos sem desfilar e com as bandas tocando as antigas músicas de carnaval”, explica Eneida Agra Maracajá, idealizadora do bloco.

Depois da concentração, vai acontecer a “Serenata pra Campina” a partir das 22h, com o desfile pelas Ruas Augusto Severo, João Pessoa, Marquês do Herval, Avenida Marechal Floriano Peixoto, descendo pela Rua Irineu Joffily com destino à Praça Coronel Antônio Pessoa. O espaço ficou conhecido por reunir os carnavais de outrora e é o escolhido para a finalização do trajeto dos foliões.

O abre-alas vai fazer uma viagem ao passado com uma coreografia que remete ao antigo Cassino El Dorado, com as vedetes da luxuosa casa de diversão existente ainda na memória coletiva dos campinenses e um dos símbolos de prosperidade do ciclo do algodão, importante período econômico de Campina Grande na primeira metade do século XX.

Este ano o bloco completa 32 anos e presta uma homenagem à Rainha da Borborema com o tema “Bloco da Saudade canta Campina no seu mapa de afetos!”. De acordo com Eneida, “homenagear Campina Grande é um elogio à paixão. Nós somos apaixonados por essa cidade criativa, que quando perdeu o algodão, se renovou através da educação e hoje vende ciência e tecnologia. Uma cidade tão afetiva que quando as pessoas passam por aqui, elas querem voltar”.

O Bloco da Saudade foi criado em 1991 pelo Solidarium – Instituto de Arte, Cultura e Cidadania, como mais uma atividade que integra o Festival de Inverno de Campina Grande, e tem como proposta fazer o resgate dos antigos carnavais da cidade. Além de ser um evento de encontros para celebrar as festividades do Rei Momo, o bloco tem se constituído ao longo dos anos em um projeto de pesquisa que estuda os aspectos culturais, sociais e antropológicos dessa festa tão popular da cultura brasileira.

No carnaval deste ano, o desfile do bloco acontece dentro da programação do projeto Campina Folia 2023 e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Campina Grande.

 

 Assessoria de Comunicação



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo