CotidianoDestaques

Bruno recebe troféu por novos recordes conquistados com o Maior Quadrilhão Junino e o Maior Bolo de Milho do Mundo

 

Os recordes são de Campina Grande! Mais uma vez a cidade onde é realizado O Maior São João do Mundo bateu os recordes com as apresentações da Maior Quadrilha Junina do Mundo e do Maior Bolo de Milho do Mundo. As apresentações aconteceram na tarde desta quarta-feira, 14, onde os forrozeiros e dançarinos voltaram ao Parque do Povo para a nona edição do “Maior Quadrilhão Junino do Mundo”, que neste ano reuniu 1.071 casais e alcançou a nova marca, atestada e registrada pelo Rank Brasil. O Maior Bolo de Milho do Mundo também quebrou seu próprio recorde, com 73 peças de 60 centímetros, totalizando 45 metros de comprimento e 653 quilogramas. O bolo deste ano, que celebra os 40 anos d’O Maior São João do Mundo, foi denominado de Parque do Povo.

O “Maior Quadrilhão Junino do Mundo” é realizado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), em parceria com a empresa Arte Produções. Outras secretarias da gestão municipal também participaram do evento, a exemplo da Assistência Social (Semas), Desenvolvimento Econômico (SEDE), Educação (Seduc), Secretaria de Cultura (Secult) e Agência Municipal de Desenvolvimento (AMDE).

Na ocasião, o prefeito Bruno Cunha Lima afirmou que o Quadrilhão e o Maior Bolo de Milho do Mundo já fazem parte da tradição do Maior São João do Mundo. Ele disse, que os recordes confirmam o que todo mundo já sabe: que o Maior e o Melhor São João do Mundo Campina Grande é quem faz.

Bruno também falou sobre o projeto de ampliação do Parque do Povo, afirmando que a mudança fará com que o espaço fique quase três vezes maior, em relação ao que existe hoje. Essa ampliação se dará na parte inferior e superior, por meio da interligação com o Parque do Açude Novo, outro cartão postal da cidade.

“Nós vamos trazer para o Parque do Açude Novo os bares e restaurantes, bem como, as Ilhas de Forró, as apresentações culturais, cantoria de viola e a Cidade Cenográfica. Não vai haver show, porque não vamos derrubar as árvores. Essas mudanças irão trazer impactos significativos e importantes para o Maior São João do Mundo.

O secretário municipal de Educação, Asfora Neto, destacou que Campina Grande faz o Maior São João do Mundo porque consegue se projetar em várias frentes. Ele mencionou que, tanto o Quadrilhão, quanto o Bolo de Milho agregam muito valor e tradição à festa. Asfora Neto ressaltou ainda, que as crianças de escolas da rede municipal de ensino têm aula o ano inteiro, mostrando a importância da cultura e das tradições do Nordeste. Destacou ainda, que 80 escolas fazem um trabalho permanente, ensinando às crianças sobre as quadrilhas juninas e comidas típicas da região.

Giseli Sampaio, secretária municipal de Cultura, disse que eventos dessa natureza têm uma representatividade única, porque retratam a pujança e a caracterização que Campina Grande possui culturalmente. A secretária comentou que o bolo de milho diz muito sobre o São João, porque o milho é uma identidade, celebra-se no período junino a colheita do milho. Já o Quadrilhão representa a potencialidade do folguedo, dentro da cidade, na sua total essência.

Já o secretário municipal de Esportes, Vanildo Leite, afirmou que hoje não poderia fazer outra coisa a não ser agradecer ao empenho do prefeito Bruno Cunha Lima e dos vários secretários e secretárias municipais, da Prefeitura de Campina Grande, pelo empenho e dedicação. Vanildo disse que, para os eventos alcançarem esse sucesso, foi necessário muito empenho e um trabalho intersetorial com logística e sistematização.

Histórico dos Recordes

Campina Grande conquistou pela primeira vez o título de Maior Quadrilhão Junino do Mundo em 2013, com 628 pares. Ultrapassou a marca em 2014, reunindo 716 casais. Em 2015, o Quadrilhão Junino do Maior São João do Mundo teve a participação de 725 casais de dançarinos, enquanto em 2016, o número de pares foi de 746.
Nos anos de 2017 e 2018 estabeleceram a marca de 885 e 908 casais, respectivamente. Essa marca foi superada em 2019, com 1.010 pares de dançarinos. O ano de 2022 colocou no Parque do Povo 1.049 casais para dançarem o quadrilhão, estabelecendo seu novo recorde, que esse ano foi superado com 1.071 casais, atestado e registrado pelo Rank Brasil.

Em relação ao Maior Bolo de Milho do Mundo, sua realização e apresentação foi realizada em 2019, quando a Rainha da Borborema alcançou 39,86 metros e 544 quilos de bolo. O Maior Bolo de Milho do Mundo, nesta temporada, também quebrou seu recorde, com 73 peças de 60 centímetros, totalizando 45 metros de comprimento e 653 quilogramas. O bolo deste ano foi denominado de Parque do Povo.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo