DestaquesPolítica

Câmara autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito para criar o “Brasília Boulevard”

 

Nesta terça-feira (4), a 90ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Campina Grande, realizada em formato remoto, foi presidida por Marinaldo Cardoso (Republicanos), contou com a participação de 21 vereadores. Os trabalhos foram secretariados por Saulo Noronha (SD).

Foi aprovado em primeira e segunda votações o Projeto de Lei Complementar número 13 de 2022, do Poder Executivo, que dispõe sobre a autorização do Poder Executivo para contratar operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal – CEF, com garantia da União.

O pedido do Poder Executivo, de operação de crédito interna por contratação de empréstimo, para investimento em obras e serviços de infraestrutura urbana e equipamentos públicos, beneficiará diversas obras espalhadas por toda Campina Grande.

Um dos projetos a ser contemplado com o presente empréstimo é o Brasília Boulevard. Localizada em um dos principais eixos da cidade, a Avenida Brasília, como é popularmente conhecido o trecho da Av. Severino Bezerra Cabral, que vai da Praça José Américo até o Girador de Campina Grande, cortando os bairros do Catolé, José Pinheiro e Mirante, possui vias largas separadas por um canteiro central e poucas calçadas acessíveis. Tal conjuntura faz com que os motoristas andem em alta velocidade, prejudicando o comércio local que tem menos pedestres andando em suas calçadas e, consequentemente, menos visibilidade.

Outro projeto a ser contemplado é a construção de uma praça no Bairro das Cidades que contempla: Unidade Básica de Saúde (UBS), anfiteatro, quiosques, academia popular, playground, quadra poliesportiva, espaço “skatável”, espaços de estar e estacionamentos.

O PLC teve o seu parecer regular pela Comissão de Justiça da Casa, após os debates, o projeto foi aprovado por unanimidade.

DENÚNCIA

Rostand Paraíba (PP) disse que fez uma campanha limpa, e agradeceu aos seus eleitores da Zona Leste. E denunciou a perseguição sofrida durante a campanha. “A Polícia foi a minha casa com um mandado de busca e apreensão, a casa do meu filho, e a casa da minha mãe. A polícia invadiu a minha casa. Fiquei angustiado com o que fizeram comigo. Não sou marginal, sou um trabalhador, estou sendo perseguido em Campina Grande. Sou honesto e comerciante na cidade. Tenho que agradecer a Campina pelos votos que tive, sem fazer campanha”, destacou.

SOLIDARIEDADE

Em face às denúncias do vereador Rostand Paraíba, o presidente Marinaldo Cardoso (Republicanos), prestou a sua solidariedade e abriu um espaço para os vereadores.

Fabiana Gomes (PSD), foi solidária com o colega e disse que o caso precisa ser devidamente apurado é preciso saber o motivo destas invasões à casa de Rostand e dos seus familiares.

Waldeny Santana (UNIÃO), também prestou a sua solidariedade e deixou uma sugestão, para que a CASA oficialize um documento, ao Ministério Público, ao Comando da Polícia, e ao Governador, para saber o porquê deste ataque à democracia.

“O vereador não pode ser vítima de autoritarismo. Não podemos aceitar este comportamento fascista. Quero ouvir a voz dos que defendem o preto, o pobre e o favelado. Tem que ter uma explicação, não podemos aceitar”, frisou.

Carol Gomes (UNIÃO), se solidarizou com Rostand e disse que concorda com as palavras de Waldeny e Fabiana.

Janduy Ferreira (PSDB), – me solidarizo com Rostand, é inadmissível um colega passar por situação constrangedora, isto poderia ter acontecido com qualquer um de nós, o meu repúdio a quem agride a quem você representa – destacou.

Jô Oliveira (PCdoB) também foi solidária ao vereador Rostand Paraíba, e disse que a polícia não pode desrespeitar a casa do cidadão. E que deve ser cobrada uma explicação ao Comando da PM, e que se soma às pessoas que pedem explicações. Lamentou a situação de violência que o vereador sofreu.

Aldo Cabral (PSD), lamentou o fato que aconteceu com Rostand e o parabenizou pela coragem de denunciar os fatos.

Anderson Almeida (MDB) disse que ficou compadecido com o relato do vereador, e que se coloca como advogado popular para acompanhar todo este processo. “Você conta com este amigo como vereador e advogado”, frisou.

Marinaldo Cardoso informou que o vereador tem a solidariedade desta MESA, e que será feito um documento pedindo explicações, a respeito destas arbitrariedades.

TRIBUNA

Fabiana Gomes (PSD), parabenizou os colegas que participaram do pleito eleitoral. Lembrou que outubro inicia com datas comemorativas, e que neste 4 de outubro é comemorado o Dia do Protetor dos Animais no município.

Ela também citou uma frase que diz: ‘Tudo o que queremos para o futuro, devemos plantar agora’, informou ainda que recebeu um convite da Secretaria de Educação para a mostra pedagógica na Creche Maria Emília, abordando o tema animal, e os cuidados que devem ser tomados.

No que diz respeito ao Outubro Rosa, disse que voltará à Tribuna para falar sobre os cuidados sobre a saúde da mulher e a prevenção do câncer de mama.

Saulo Noronha (SD) fez o registro da sua gratidão a Deus, e destacou a campanha mais bonita da sua esposa à Assembleia Legislativa e agradeceu a todos que votaram em Ana Noronha. Parabenizou o Sargento Neto que a partir de janeiro de 2023 estará ocupando uma cadeira de Deputado Estadual na Assembleia Legislativa.

Disse ainda que vai continuar onde sempre esteve, ao lado do povo, ao lado de Campina Grande. E que tem defendido a família brasileira, os homens e as mulheres.

Carol Gomes (UNIÃO) subiu à Tribuna para agradecer a confiança dos paraibanos por sua votação, e sua gratidão especial ao povo de Campina Grande, disse que está saindo do processo eleitoral fortalecida. A vereadora lamentou apenas que a Paraíba precisava de uma representante no Congresso Nacional, não especificamente ela, mais uma mulher.

Ela também parabenizou os agentes de saúde e de endemias por seu dia. E lembrou o início do Outubro Rosa, mês em que se intensifica a prevenção a saúde da mulher, câncer de mama e de colo de útero.

Sargento Neto (PL), iniciou a sua fala agradecendo a Deus a oportunidade de estar na Câmara e disse a Rostand que a justiça será feita, e que o seu comitê também foi visitado por várias vezes, e sua casa também. “A gente enfrentou uma campanha muito difícil. As visitas e as denúncias que foram feitas, não foram confirmadas, mas Deus é bom, e tudo terminou bem”.

Ele agradeceu as felicitações da vereadora Ivonete Ludgério. Disse que Campina Grande é diferente, que a cidade abraça os seus filhos. “Campina me deu um presente, isto me dá uma obrigação e compromisso de representar bem minha cidade, na Assembleia Legislativa”.

Disse que Alexandre Pereira é um homem de coragem, e que Marinaldo Cardoso e Ivan Batista, terão sempre a sua gratidão.

– Esta CASA é uma escola para a vida pública. Sou falho, tenho os meus defeitos, defendo o que acredito. Sou filho de Campina e 15.138 pessoas me prestigiaram. Vou trabalhar pela minha cidade, e sou grato a todos que me ajudaram na batalha, de forma direta ou indireta. Carol a sua campanha foi linda e agradeceu pelo apoio – destacou.

Marinaldo falou da luta da campanha do Sargento Neto, mas que a vitória foi conquistada. “Agradecer a Deus primeiramente, e a cidade que lhe garantiu a maior votação com mais de 15 mil votos”, finalizou.

Janduy Ferreira (PSDB), agradeceu a Deus por chegar até aqui e fazer este relato. Parabenizou os vereadores que participaram da campanha, e ao vereador e deputado eleito Sargento Neto.

Disse da sua alegria em poder participar de uma campanha estadual e agradeceu a votação expressiva de Campina, que vai continuar a minha luta pela causa animal e pelas pessoas que necessitam.

Alexandre Pereira (UNIÃO), falou da sua alegria na Tribuna. Em primeiro lugar de esta casa ter um deputado estadual, e que Deus abençoe o Sargento Neto neste novo projeto.

A outra alegria foi a derrota do governador em Campina Grande, que foi o quarto colocado e o senador ficou em terceiro.

“Nilvan Ferreira foi o segundo colocado com 54 mil votos de. Me sinto feliz em ter participado da campanha. Defendo a união de Nilvan e Pedro, a gente espera a posição de Pedro”.

O vereador agradeceu ainda os votos recebidos em 162 municípios, entre eles João Pessoa, Areia e Massaranduba, que não se sente derrotado, e se sente vitorioso com 5.441 votos.

Waldeny Santana (UNIÃO) iniciou a sua fala enumerando as verbas destinadas a Campina Grande durante a pandemia pelo deputado federal Efraim Filho, senador eleito. Também destacou os erros das pesquisas, e sugeriu que o Congresso faça a CPI das pesquisas.

“O que está em discussão agora é a pauta da morte, os que defendem o aborto, e a legalização das drogas. Ainda estou esperando a explicação do governador que anunciou a Casa da Cidadania para o Terminal Rodoviário e não mais que de repente passou para o shopping Partage”.

O vereador cobrou ainda a construção do muro do Hospital de Clínicas, a recuperação do Caic das Malvinas, a recuperação da 4ª DD das Malvina, a conclusão das obras do entorno do Amigão e o Centro de Convenções.

Disse que Pedro deve ser mais agressivo e atrevido neste segundo turno. E que vai conversar com os pastores de igrejas e com as famílias com pastores e famílias. E que agora é a guerra do bem contra o mal.

Jô Oliveira (PCdoB) disse da sua felicidade em subir à Tribuna. Saudando Carol, também lamentou a falta de representatividade da mulher na Câmara dos Deputados, também parabenizou o Sargento Neto, e agradeceu em especial as mais de 20 mil pessoas que acreditaram na sua política.

O presidente Marinaldo Cardoso encerrou os trabalhos, convidando os vereadores para a sessão ordinária desta quarta-feira (5), a ser realizada em formato híbrido, a partir das 9h30.

Você acompanha tudo o que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).

DIVICOM/CMCG



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo