DestaquesPolítica

Câmara de Campina Grande promove sessão especial em homenagem ao “Dia do Nordestino”

 

A Câmara Municipal de Campina Grande realizou na manhã desta quinta-feira (13), uma Sessão Especial comemorativa ao Dia do Nordestino, uma propositura conjunta do presidente Marinaldo Cardoso (Republicanos) e do então vereador Dr. Valdé.

A sessão foi presidida por Marinaldo Cardoso(Republicanos) e secretariada por Anderson Almeida (MDB). A Mesa foi composta pelo empresário e radialista Abílio José, diretor da TV Nordestina; Eloy Brasil, apresentador da TV Nordestina e TV Maior; Dr, Valdé; Carlos Alan Peres (Diretor do Teatro Municipal Severino Cabral) e o radialista presidente da ACI, Edson Pereira.

Também foi entregue pela TV Nordestina, o título de gratidão para os senhores Abdias do Acordeon, Renildo Bezerra de Albuquerque (Seu Branco), e para Edson Pereira, presidente da Associação Campinense de Imprensa.

O Dia do Nordestino, comemorado em 8 de outubro, foi celebrado pelo Poder Legislativo campinense na manhã desta quinta-feira (13/10). A Sessão Solene reuniu convidados, comunicadores, forrozeiros, vereadores e ex-vereadores.

HISTÓRICO

O Nordeste brasileiro é conhecido pelas belíssimas paisagens naturais, culinária, artesanatos, musicalidade e danças que atraem turistas do mundo todo. A criação do Dia do Nordestino foi uma homenagem ao centenário do poeta popular, compositor e cantor cearense Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré (1909 – 2002). O Dia do Nordestino foi oficializado com a lei nº 14.952, de 13 de julho de 2009, na cidade de São Paulo, região com a maior concentração de nordestino em todo o país (com exceção do próprio Nordeste, obviamente).

PERSONALIDADES DE DESTAQUE

Ariano Suassuna (1927-2014), escritor, poeta, dramaturgo e professor, nasceu no estado da Paraíba. Sua obra-prima “O Auto da Compadecida” foi transformada em um filme de grande sucesso.

Luiz Gonzaga (1912-1989), cantor e compositor, nasceu no estado de Pernambuco. O “Rei do Baião”, como era conhecido, é um dos maiores nomes da música popular nordestina.

Marechal Deodoro da Fonseca (1827-1892), proclamador da República e primeiro presidente do Brasil, nasceu no estado de Alagoas.

Maria da Penha Maia Fernandes (1945), ativista brasileira, nasceu no estado do Ceará. A Lei Nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, é conhecida como Lei Maria da Penha em nome das vítimas de violência doméstica.

Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes (1914-1992) nasceu no estado da Bahia e recebeu o título de Santa Dulce dos Pobres, sendo a primeira santa brasileira com milagres reconhecidos canonizada pelo Vaticano.

Paulo Freire (1921-1997), educador e escritor, nasceu no estado de Pernambuco. Através da Lei 12.612, de 13 de abril de 2012, foi declarado patrono da Educação brasileira.

Celso Monteiro Furtado (1920- 2004), economista e um dos mais destacados intelectuais do país, nasceu na cidade de Pombal, na Paraíba, e morreu no Rio de Janeiro.

Pedro Américo de Figueiredo e Melo (1843-1905) nasceu em Areia na Paraíba, foi um romancista, poeta, cientista, teórico de arte, ensaísta, filósofo, político e professor brasileiro, mas é mais lembrado como um dos mais importantes pintores acadêmicos do Brasil, deixando obras de impacto nacional.

JUSTIFICATIVA

O Dr. Valdé, falou da sua emoção em voltar à Câmara Municipal e agradeceu publicamente ao vereador Anderson Almeida, que proporcionou a possibilidade de atuar na CASA por 121 dias. Cumprimentou o presidente Marinaldo Cardoso, que o tem como grande amigo. Disse ainda que fez muitas amizades apesar do pouco tempo que esteve no parlamento. Cumprimentou Abílio José, Carlos Alan Peres e o radialista Edson Pereira.

– O Nordestino antes de tudo é um forte. Morei em São Paulo e Rio de Janeiro e pude sentir o respeito pelos nordestinos, que são seres extremamente inteligentes -, destacou.

Lembrou ainda que os pontos turísticos das grandes cidades brasileiras contam com a participação do nordestino. E que neste dia, a Câmara vai construir uma resolução para comemorar o Dia do Nordestino todos os anos. “O Nordeste é um país à parte”, frisou.

No que diz respeito a TV Nordestina, disse que a TV comenda cultura e leva entretenimento, lazer, informação e cultura. Nada mais justo do que ser reconhecida de Utilidade Pública, e acredita que em breve, o prefeito Bruno Cunha Lima vai assinar este reconhecimento, já que ele é uma pessoa cultural. Aqui temos pessoas sábias, como Ariano Suassuna, Celso Furtado entre tantos outros.

Falou ainda do aniversário dos 158 anos em Campina, e disse que nasceu na cidade de Brejo do Cruz, e que hoje é cidadão campinense. “Campina para mim é tudo, é minha mãe. Campina eu te amo”, finalizou.

CONVIDADOS

Eloy Brasil, agradeceu a Deus pela oportunidade de estar na Câmara, para comemorar o Dia Nacional do Nordestino. Falou da sua gratidão à TV Nordestina. E lembrou o seu avô carinhosamente conhecido como Peba que foi vereador nesta CASA por muitos anos.

Disse da sua satisfação em prestigiar Abílio José e destacou a importância de um homem que estende a mão para o seu semelhante. “Agradeço pela oportunidade de expressar a cultura. Sonho sem ação é ilusão “, frisou.

Ricardo Lacerda, falou do seu sentimento em subir à Tribuna da Casa de Félix Araújo, E que ser nordestino é uma dádiva, um privilégio. ‘Morei 31 anos no Rio Grande do Sul. O nordestino tem o poder de transformar pedra em degraus’. Disse ainda que foi vítima de preconceito no Rio Grande do Sul, já que nos anos 90, tinha a república separativa do sul.

Disse ainda que Nordestino é auto suficiente. No Sul, quando abri a boca, alguém dizia que o sotaque não era de lá. “Passei mais de três décadas e continuei com o meu sotaque nordestino. A arte está no nosso sangue. Temos orgulho de ser nordestino. Somos nordestinos os 365 dias do ano”, concluiu.

Carlos Alan Peres – diretor do Teatro, lembrou que nesta quinta-feira (13) estava na CMCG a classe política, a classe cultural e o empreendedor. Na semana em que se comemora o aniversário de Campina é significativo, por ser nordestino e ser campinense. A gente sempre está preocupado, A cultura é reconhecida no Brasil, quando falamos em tecnologia, se vê o reconhecimento de Campina na área, na sociologia e economia é da mesma forma. Nordestino é uma raça forte. São Paulo é a maior cidade nordestina do País.

Falou ainda da participação de Abílio José no impulso da cultura nordestina, e se olhar a importância da TV Nordestina, se vê a importância do seu empreendedorismo. A TV trabalha 30 horas para se ter o resultado. Vivemos numa semana de vaidade e orgulho, orgulho por ser campinense, por ser nordestino e pela TV Nordestina. Somos nordestinos todos os dias, destacou.

O sanfoneiro Lucas dos Santos, o cantor Renildo, e Abdias do Acordeon fizeram uma apresentação.

O suplente de vereador Moysés Morays parabenizou o presidente Marinaldo Cardoso, por sua recondução à presidência para o biênio 2023/2024. Também parabenizou a todos pela sessão especial comemorativa ao Dia do Nordestino e ao radialista e empresário Abílio José, pela TV Nordestina.

Abílio José, iniciou a sua fala, dizendo que a sua história se mistura com a história do Dr. Valdé, sou sertanejo da cidade de Conceição, cheguei a Campina Grande com um ano de idade, hoje tenho 56 anos. Sou filho de Campina.

– Tenho um orgulho duplo de ser campinense e ser nordestino. Estamos aqui para falar de alegria e reconhecimento, de parabenizar a Marinaldo Cardoso e Dr Valdé, pela propositura da sessão especial, e também pela Resolução, de que a partir de hoje, todos os anos o Dia do Nordestino será comemorado nesta CASA –

Abílio disse que tem orgulho da sua trajetória. Aos 11 anos, vendia picolé nos campos de pelada da Zona Leste; aos 14 anos, era contínuo de uma rede de lojas que veio de Fortaleza, o armazém Esplanada.

“Somos determinados, para o nordestino não existe barreira. Para ser grande, temos que reconhecer que somos pequenos. Nos últimos três anos estamos à frente da TV Nordestina, encontramos aqui um espaço para a divulgação da cultura. A gente agradece a vocês e agradece a Campina Grande, em 8 de outubro de 2019, a TV Nordestina entrou no ar, um sonho que se tornou realidade. Através da Brisanet, a TV chega a seis estados, a mais de 150 países, mais de 3 milhões de visualizações, somente no mês de junho, chegando a 9 milhões de indicações no Youtube. Temos parcerias com vários órgãos em todo o Nordeste.  No Piauí estamos sendo vistos em mais de 70% do estado.

Abílio ressaltou que o propósito é se tornar o maior canal cultural do estado da Paraíba e do Brasil. ‘Continuaremos crescendo, mesmo diante de todos os obstáculos, investindo em novos equipamentos e no futuro bem próximo estaremos anunciando novos parceiros no jornalismo e novos programas culturais’, disse.

Por fim, ele destacou que conseguiu concluir uma pequena temporada de três anos e que esse período é muito pouco para fazer algo, mas é muito tempo para quem não acreditava que era possível fazer alguma coisa e agradeceu a todos que o apoiaram, aos vereadores presentes, aos familiares e aos artistas de Campina Grande que hoje também são colaboradores. Em especial, agradeceu a Edson Pereira, a Anderson Almeida e a sua equipe que está presente todos os dias.

Anderson Almeida (PODE) – Também deu a sua contribuição, relembrando que durante a pandemia no ano de 2021, quando os profissionais da cultura se encontravam sem renda, que ele juntamente com Edson Pereira, se uniu para pensar o que poderia ser feito para esta categoria. Edson Pereira levou o vereador para dialogar com Abílio José e os três juntos tiveram a ideia do Fest Live Solidário. O vereador disse que foram 18h de live gratuita, arrecadando aproximadamente cinco toneladas de alimentos e premiações que foram sorteadas.

Anderson Almeida ressaltou que esse foi um ato de solidariedade não apenas do seu mandato, mas que teve contribuição direta da TV Nordestina, destacando o papel social da TV, que quando a população precisou obteve ajuda.

‘’ Não é só a fome do momento, através do ato, mas o simbolismo do ato realizado pela TV, que precisa ser copiado pelas demais’’ – frisou. Por fim, o vereador disse que não viu nenhum órgão de imprensa de Campina Grande fazendo o mesmo e agradeceu pela contribuição de Abílio José.

Jô Oliveira (PCdoB) – Encerrou a fala dos convidados, saudando a todos os presentes e parabenizando pela propositura da sessão especial. Em relação a TV Nordestina, disse que também reconhece o lugar da TV Nordestina e que já esteve presente, levando as pautas que a mesma trabalha enquanto vereadora e assistência social, fazendo a articulação de cultura e políticas públicas.

Além disso, ela frisou a TV Nordestina como uma ferramenta que abre o espaço para trabalhadores e trabalhadoras da cultura do estado, sendo sempre importante reforçar o olhar para quem faz a cultura na cidade e no estado, garantindo que se tenha o reconhecimento de pessoas e artistas locais. A vereadora ainda pontuou a cultura como política pública, para que se reconheça verdadeiramente as pessoas que dão a cidade de Campina Grande o título de Maior São João do Mundo.

O Dr, Valdé cantou, e Renildo encerrou as apresentações especiais com a música ‘Paraíba Jóia Rara’.

O presidente Marinaldo Cardoso (Republicanos), encerrou a sessão, falando do Projeto de Resolução assinado pelos vereadores Jô Oliveira (PCdoB), Janduy Ferreira (PSDB), Moysés Morays, Dr. Valdé e o presidente Marinaldo.

Sobre o título que reconhece a TV Nordestina como utilidade pública, Marinaldo ressaltou que é uma propositura mais do que justa e parabenizou Abílio pela sua perseverança e luta, desejando que o mesmo cresça com a TV Nordestina.

DIVICOM/CMCG

Foto: Josenildo Costa



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo