DestaquesPolítica

Câmara encaminha denúncia contra o Governo do Estado sobre falta de transporte escolar na zona rural

Nesta quinta-feira (25), o vereador Waldeny Santana (UNIÃO) presidiu a 75ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campina Grande, realizada em formato híbrido, que contou com a presença de 19 vereadores. Os trabalhos foram secretariados por Moysés Morays (PODE).

Durante a sessão, os parlamentares aprovaram 45 requerimentos e um Projeto de Lei, de autoria de Pimentel Filho (PSD).

Na Tribuna, o vereador Olímpio Oliveira (UNIÃO) prestou uma homenagem aos feirantes pelo seu dia, 25 de agosto, e Moysés Morays (PODE) fez o registro do Dia do Soldado e entregou Moções de Aplausos a integrantes da Polícia Militar.

PEQUENO EXPEDIENTE

Em tom de despedida, Pimentel Filho (PSD) iniciou a sua fala fazendo o registro da entrega de Medalha de Honra ao Mérito, ao senhor Jomário, em sessão especial realizada nesta CASA. O empresário Jomário, responsável pela realização do Maior São João de Campina Grande.

O vereador falou que muitas pessoas dizem que o empresário se beneficiou, no entanto, o crescimento do São João se deve à sua contribuição. Neste ano, Pimentel registrou que o curto espaço de tempo foi o que fez com que a empresa não conseguisse finalizar a tempo, mas que mesmo assim, foi montada toda uma estrutura para realização das festividades.

Diante desta problemática, o vereador disse que essa questão acabaria prejudicando alguns locais, como foi prejudicado o São João do Distrito de Galante, retirando diversos turistas do São João dessa localidade. “Mesmo fazendo homenagem, essa Casa trata do assunto e está sempre presente nessas questões”, destacou.

Outro tema mencionado foi sobre as demandas que o vereador já fazia para o Distrito de Galante, relembrando que conseguiu juntamente com o trabalho do seu pai, ex-vereador, a chegada de água para o município através da adutora de Fagundes, conquistando em seguida, com o Governador Ronaldo Cunha Lima, a água do Açude de Boqueirão para a localidade.

A outra demanda é a estrada que corta todo o Distrito, interligando a Alça Sudoeste, através do conjunto Aluízio Campos. Com a chegada dessa estrada, o município precisaria de estruturas e comércios, que naturalmente se instalariam no local, aquecendo a sua economia.

Ele registrou que fez o pedido a todos os prefeitos que passaram e há pouco mais de três meses, falou que o estado avança no projeto de pavimentação da primeira estrada, que vai de Galante até o Ligeiro. Pimentel informou que o DER está fazendo as últimas análises para realizar o asfaltamento, inclusive, com recursos do Governo Federal. Neste sentido, ele agradeceu ao Governo Federal e ao Governo do Estado.

FEIRA CENTRAL

Olímpio Oliveira (UNIÃO) apresentou um vídeo da Feira Central de Campina Grande, com comerciantes vendendo os seus produtos, com participação do saudoso Manoel Monteiro, poeta e cordelista, falando sobre a sua chegada na cidade, que veio motivado pela fama da feira e também do vereador Olímpio, que ressaltou a importância econômica, social e cultural da feira.  A motivação da apresentação do vídeo, foi pela data comemorada no dia de hoje, sendo o Dia do Feirante.

O vereador registrou a homenagem aos bravos trabalhadores, não só da feira central, mas dos feirantes de toda a cidade. Ele ainda relembrou que a Feira Central de Campina Grande é Patrimônio Imaterial Cultural, mas que teme que a feira perca esta titularidade, visto que de 10 em 10 anos, se faz uma nova análise considerando a preservação do local, para que continue como patrimônio.

Olímpio pontuou o abandono com toda a estrutura física do local, além da falta dos cuidados com a limpeza e manutenção. “Em 40 anos, quantos prefeitos não tivemos apresentando projetos de requalificação?

Olímpio também apresentou fotos de quando vendia ovos na feira juntamente com a sua família, com apenas 11 anos de idade e ainda de quando foi presidente da Associação dos Feirantes com 18 anos de idade.

Por fim, registrou como é a dinâmica e o funcionamento da feira, com o contato direto do comerciante com o consumidor, a diversidade de preços, a boa conversa e o aconchego do local, que vem resistindo às inovações mercadológicas e tudo aquilo que o supermercado oferece.

O vereador Moyses Moraes, parabenizou também os feirantes, pelo Dia do Feirante, pois como disse o vereador Olímpio Oliveira, estas pessoas que são os donos dos seus comércios, trata direto com o seu cliente e se preocupam em trazer alimentos saudáveis e frescos todos os dias, ofertando alimentação de qualidade a população.

Rostand PB (PP) agradeceu ao vereador pelo tema trazido na manhã de hoje e disse que a Associação dos feirantes atual precisa ser mais proativa. Ele ainda acrescentou que nesta semana foi almoçar na feira e pode verificar que falta manutenção e preservação da estrutura do local.

AUSÊNCIA DE ÔNIBUS ESCOLAR

Alexandre Pereira (UNIÃO) trouxe uma solicitação relativa à ausência de ônibus escolares, nas localidades do Catolé de Boa Vista, Sítio Salgadinho, Capim Grande, Verdejante, entre outros, que têm impedido os alunos das escolas estaduais se deslocarem para assistir aula.

O vereador registrou que há três meses, não tem ônibus disponível pelo Estado para o transporte dos alunos e que os pais e professores não conseguem um diálogo com a gerente da 3ª Região de Ensino. Segundo Alexandre, na semana passada, os pais se comprometeram em colocar o óleo diesel no ônibus para conseguir o transporte.

Ele solicitou a ajuda da oposição, para que dialoguem com a responsável, pois os estudantes já sofreram sem escolas durante a pandemia, onde a Paraíba demorou mais do que outros Estados para o retorno, e agora estão sendo prejudicados com esta situação. Ele ainda acrescentou que o problema não parece ser político e sim do profissional responsável pela 3ª Região de Ensino.

Bruno Faustino (PDT) se acostou às palavras do vereador Alexandre, pois disse que esta solicitação também chegou até ele e informou que já fez chegar a Socorro Cordão, responsável pela 3ª Gerencia da Região de Ensino e que ele está cobrando a solução. O vereador também expressou preocupação e disse que a população não pode sofrer com a falta do transporte, visto que o Governo tem estrutura para isto. ‘Sabemos que é através do estudo, que um jovem e adolescente pode transformar a sua vida e estamos vendo este prejuízo’, finalizou.

Pimentel Filho (PSD) também contribuiu com o tema e disse que tem recebido a mesma solicitação desta localidade. Além disso, acrescentou que os ônibus foram distribuídos por toda a Paraíba, então é preciso saber qual o problema que está ocorrendo na disponibilização.

DIA DO SOLDADO

Moyses Morays (PODE) subiu à Tribuna para fazer homenagem aos militares e aos soldados que compõem as forças armadas no dia de hoje, ressaltando que mesmo sendo especificamente o Dia do Soldado, em referência a Duque de Caxias, um dos Patronos do Exército Brasileiro, ele estendeu para todos os soldados, e não só a patente do soldado, mas para todos os homens e mulheres, que fazem parte das forças armadas do país.

No que diz respeito ao Dia do Soldado, o vereador fez a leitura e a entrega de votos de aplausos para alguns militares: Fábio Wendell Araújo, Major Rarisson, Sargento Lúcio, Cabo Herculano, Sargento Rossandro, Cabo Tibério e Sargento Veléz. Por fim, ressaltou que a CASA sempre prestigia estes profissionais e registrou que ‘nós devemos muito a vocês, e aqui, como representantes do povo, temos o dever e missão de sempre honrar os senhores’.

MARCHA DAS MULHERES

A vereadora Jô Oliveira (PcdoB), também fez entrega de votos de aplausos pelas relevantes contribuições para a luta feminina na cidade de Campina Grande, para a senhora Mirian Farias da Silva, que é agricultora assentada do Assentamento Celso Furtado e também faz parte da Marcha das Mulheres; para Regina Lima, como empresária e empreendedora na produção Decor de eventos e marketing na cidade e para Emanoella Alves, representante do Grupo de Leitura – Leia Mulheres da cidade de Campina Grande.

LEITURA DE REQUERIMENTOS E PROJETO DE LEI

Foram aprovados na manhã de hoje 44 requerimentos, além do requerimento de urgência de nº 3006, colocando para votação na ordem do dia, o Projeto de Lei de nº 267 de autoria do vereador Pimentel Filho, que concede título de cidadão campinense ao senhor Paulo Rogério Freire Rodrigues, aprovado por unanimidade.

PIMENTEL RETORNA A SUPLÊNCIA

Olímpio Oliveira (UNIÃO) em relação a despedida do vereador Pimentel Filho, ressaltou o seu respeito pelo vereador e a importância do seu papel no parlamento. Olímpio ainda relembrou a sua atuação como presidente da CASA, que também é uma importante marca.  ‘O poder legislativo precisa da sua voz no debate, nós não concordamos com tudo, mas nos respeitamos, e sabemos avaliar a importância do seu mandato’, disse.

Moysés Morays (PODE) se acostou às palavras de Olímpio Oliveira e disse ter aprendido muito com o mandato do vereador, sendo ele muito dinâmico e preparado, contribuindo com a cidade de Campina Grande. Ele ainda pontuou a felicidade por dividir este momento com o vereador que tem história na CASA.

Fabiana Gomes (PSD) mencionou os nove mandatos do vereador Pimentel, tendo uma grande história na Câmara de Campina Grande.  Ela desejou boa sorte no pleito a uma cadeira na Assembleia Legislativa na Paraíba.

O vereador Dr. Valdé (PODE) também ressaltou o importante trabalho do vereador Pimentel, se referindo aos importantes projetos de autoria do mesmo e disse que a Casa Legislativa sentirá falta do trabalho do vereador no parlamento.

Bruno Faustino (PDT) se acostou às palavras dos nobres vereadores em relação ao vereador Pimentel e disse que ele é um exemplo, é atuante, detém muitos conhecimentos e pode aprender bastante com o vereador. “Estou grato e feliz por tê-lo não só como vereador, mas como amigo’’, frisou.

Waldeny Santana (UNIÃO) também reforçou a atividade do vereador na CASA, enriquecendo a oposição e o contraditório e prestando relevantes serviços enquanto parlamentar, fazendo uma boa política na Câmara.

Jô Oliveira (PCdoB) agradeceu também o tempo que teve a possibilidade de estar junto com o vereador Pimentel, destacando que certamente o mesmo é uma figura de vasta experiência na CASA e do quanto pode trocar neste período estando juntos na bancada de oposição, podendo se articular pelo interesse da sociedade.

O vereador Waldeny Santana encerrou a sessão convidando os parlamentares para Sessão Especial comemorativa aos 50 anos de reconhecimento da Faculdade de Direito da UEPB, a ser realizada nesta sexta-feira (26). A propositura é do presidente da CMCG, vereador Marinaldo Cardoso.

 Acompanhe tudo que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).

DIVICOM/CMCG

Foto: Josenildo Costa



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo