Economia

Campina Grande é destaque nacional pelo avanço na inserção econômica em Ranking de Competitividade

 

Ranking aponta Campina como 25ª cidade no Brasil a mais gerar empregos formais

Divulgado nesta terça-feira, 13, o Ranking de Competitividade dos Municípios 2022 mostra que Campina Grande segue no caminho certo do desenvolvimento, com avanços significativos na área econômica, no comparativo com 2021. A metodologia utilizada foi a partir de amplo estudo de benchmark internacional e de literatura acadêmica especializada sobre o assunto. A Prefeitura de Campina Grande através da secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande vem trabalhando de forma árdua para que o município alcance ainda mais resultados positivos.

Segundo o Ranking, Campina Grande subiu 24 posições, puxada pela geração de empregos formais, ponto em que é a 25ª cidade no Brasil a mais gerar empregos formais. Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Laryssa Almeida, a cidade segue em amplo crescimento e esses dados são importantes comprovações de um trabalho assertivo. “Está sendo uma gestão de crescimento e avanço em diversos setores da cidade. Além desse crescimento do Ranking, agora em agosto também comemoramos que em todos os meses da gestão do Prefeito Bruno estivemos com saldos positivos no CAGED.” ressalta a secretária que credita parcela desse êxito ao trabalho articulado entre as pastas, com projetos conjuntos como os que acontecem entre a SECTI e o SINE com foco na ampliação de capacitações.

No quesito empregabilidade ainda é importante destacar que em 2021, a Prefeitura de Campina Grande, por meio do SINE Municipal, alcançou resultados positivos em indicadores de Intermediação de Mão de Obra, no âmbito nacional. Segundo levantamento dos indicadores do Sistema Nacional de Empregos do Ministério da Economia, o Sine Municipal de Campina Grande alcançou o 1º lugar no ranking brasileiro de Eficiência de Encaminhamentos.

De acordo com a coordenadora do Sine Municipal de Campina Grande, Soraya Brasileiro, esse é o resultado do esforço de um grupo de pessoas que trabalham para a comunidade. “Os números apresentados não nos surpreendem, pois são apenas resultado do nosso esforço conjunto em melhorar os índices de empregabilidade no município. É muito bom saber que a gente conseguiu alcançar o posto de 25ª cidade no Brasil a gerar mais empregos formais. Esse é o resultado de um esforço conjunto de toda a família Sine de ontem e de hoje, aliados às práticas de gestão que vem desde o poder executivo capitaneado pelo nosso Prefeito Bruno Cunha Lima que nos dá condições de trabalhar com foco nos resultados”, disse.

A SEDE também tem se empenhado para a atração e manutenção de empresas de grande porte. Em 2021 a empresa AeC em parceria com a Prefeitura ampliou o espaço onde se localiza e contratou novos colaboradores, batendo seu recorde de contratação na cidade e alcançando a marca de 8 mil colaboradores. Essa expansão faz parte do plano da AeC de criar um polo de atendimento digital e financeiro em Campina Grande.

Dentre os projetos realizados pela SEDE que contribuíram para esse resultado exitoso, vale destacar ainda ações como o projeto Roteiros Integrados, focado no desenvolvimento turístico para qualquer estação do ano, além de ações em conjunto com a secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, que realiza diversos cursos nos bairros, com viés empreendedor, como letramento digital e jogos digitais 2D. As ações são para o fortalecimento do pequeno empreendedor.

Inovação

Outro pilar considerado pelo Ranking como uma das potencialidades do município é o de Inovação e Dinamismo Econômico, no qual Campina está na 137 posição. Puxam esse pilar os recursos para pesquisa e desenvolvimento científico e a complexidade econômica.

Para a secretária, os resultados apontados pelo Ranking na área da Inovação detectam o esforço do município nessa área. ” Acabamos de startar pela Secti um programa de mentoria para startups focadas em inovação, o Impulse Campina Powered by InovAtiva. Em um mesmo projeto estamos trabalhando empreendedorismo e incentivo à cultura da inovação.”, comemorou Laryssa Almeida.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo