DestaquesEducação

Campina Grande recebe do Instituto Gesto/Vetor Brasil reconhecimento nacional no “Redes que Transformam”

 

A Rede Municipal de Educação da Prefeitura de Campina Grande recebeu na semana passada a certificação de Rede Graduada pelo Programa Formar, do Instituto Gesto/Vetor Brasil. Com a certificação, Campina Grande torna-se reconhecida como “Rede que Transforma”, por prestar um serviço público de qualidade e equidade – tema central do encontro. O evento aconteceu nos dias 6 e 7 de março, em Campinas (SP) e reuniu diferentes setores das cinco regiões do Brasil para debater temas como Educação Pública com Equidade e Lideranças Públicas Engajadas e Diversas.

A secretária executiva de Educação de Campina Grande, Socorro Siqueira, destacou a importância do reconhecimento. “A educação de Campina Grande foi certificada e passou a ser Rede Graduada pelo Programa Formar, do Instituto Gesto/Vetor Brasil, por desenvolver uma educação de qualidade e com equidade e por ter políticas educacionais institucionalizadas. A Educação de Campina se destaca por ter consolidado o currículo, a avaliação, a formação continuada, a alfabetização na idade certa e o trabalho voltado à equidade racial”, afirmou. Socorro Siqueira recebeu a certificação da diretora da Motriz, Fernanda Patriota.

A diretora técnico-pedagógica da Seduc, Vera Passos, detalhou o processo de formação da Rede até a certificação. “Recebemos o acompanhamento da Fundação Lemann desde 2016 e foi uma consultoria relevante devido aos avanços que alcançamos. Mas, ser uma rede graduada foi o ápice dos avanços. Foram medidos preditores, através de pesquisa com os diretores, a partir de temas como currículo, formação continuada, observação em sala de aula e acompanhamento pedagógico. E tivemos um aumento significativo nos nossos índices pelos avanços que adquirimos. Somos agora rede graduada, um destaque a nível de Brasil em reconhecimento pelas políticas públicas desenvolvidas”, ressaltou.

Campina Grande esteve ao longo do ano de 2023 enquanto rede graduanda do Formar e, em 2024, foi oficialmente certificada, passando a integrar a Rede Saber em Movimento. A Rede é um espaço de maturidade para os territórios que passaram pelo Formar, construíram e institucionalizaram políticas educacionais importantes.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo