DestaquesSaúde

Campina reforça vacinação infantil com a Semana Estadual Saúde na Escola

 

Entre os dias 28 de agosto e 1 de setembro acontece a Semana Estadual Saúde na Escola. O tema da ação este ano é “Na escola também se vacina”. Em Campina Grande, as atividades de imunização nas escolas e creches já vêm sendo desenvolvidas desde 2021 e um cronograma está em execução neste segundo semestre de 2023. Durante essa semana, as ações serão intensificadas.

Na segunda-feira, 28, a vacinação acontecerá na Escola Municipal Marechal Cândido Rondon, no bairro da Ramadinha. Na terça-feira, 29, as ações serão na Creche Maria de Lourdes Cavalcante, no Bairro das Cidades, na Escola Municipal Maria Cândida de Oliveira, em Nova Brasília, e na Escola Maria da Luz, no distrito de Galante. Na quarta-feira, 30, será a vez das Escolas Maria Minervina Figueiredo, na Bela Vista, e Maria Salomé Alves dos Santos, na comunidade Campo D’Angola, de São José da Mata. Na quinta-feira, 31, a iniciativa chega às escolas Professor Eraldo César, nas Três Irmãs, Escola Professora Laura Menezes, em Galante, e Professor Pedro Otávio, no sítio Bosque, de São José da Mata.

Na Multivacinação estão inclusas todas as vacinas de rotina do Calendário Nacional de Imunização, que a partir dos 2 meses de vida, como Hepatite A e B, Pentavalente, Poliomielite inativada e oral, Rotavírus, Pneumocócica, Meningocócica C e Meningocócica ACWY, Tríplice Viral, DTP e dTpa, Varicela, Febre Amarela, Difteria e Tétano e HPV.

A iniciativa é desenvolvida pelo Programa Saúde na Escola com a Coordenação Municipal de Imunização. Esta semana se realiza também a XII Semana do Bebê, ação promovida em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Primeira Infância (UNICEF), em que uma das metas é a proteção vacinal para bebês e crianças.

As ações nas creches e escolas fazem parte da Busca Ativa Vacinal, que em Campina Grande aumentou a cobertura vacinal infantil em 85% em 2022. No primeiro semestre do ano passado, foram aplicadas 25.725 doses de vacinas de rotina. No segundo semestre, quando as ações foram desenvolvidas, foram aplicadas 47.820 doses. Entre julho e dezembro de 2022, a BAV foi realizada em 11 CRAS, 23 escolas e 42 creches.

As estratégias fazem parte da BAV, que também é um trabalho desenvolvido em parceria com o Unicef, e é um dos pré-requisitos do Selo Unicef. Campina Grande é um dos cinco municípios no país onde a Busca Ativa Vacinal está sendo desenvolvida. O trabalho de Campina Grande foi premiado no mês passado como melhor experiência da Paraíba no projeto ImunizaSUS no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo