DestaquesEducação

Capoeira nas Escolas: projeto leva rodas de capoeiras para 12 locais públicos

 

Mais de 600 pessoas, entre estudantes e mestres, participaram da culminância da VI Semana Municipal de Capoeira, em Campina Grande. Ao todo, 12 rodas de capoeira foram formadas no último sábado, 11 de novembro, em vários pontos da cidade e também nos distritos de Catolé de Boa Vista, Galante e São José da Mata. A ação faz parte do projeto Capoeira nas Escolas, que acontece através da parceria entre a Prefeitura de Campina Grande, o Instituto Alpargatas e a União dos Capoeiras do Planalto da Borborema (UCPB).

A VI Semana Municipal de Campina Grande iniciou na última segunda-feira, 6 de novembro, com uma roda de capoeira formada por 30 profissionais na Praça da Bandeira. Entre terça e quinta-feira, as atividades aconteceram nas escolas municipais da Rede. Na noite de quinta, todas as academias de capoeira da cidade realizaram atividades em seus espaços de encontro.

A programação contou ainda com o XIII Seminário Capoeira, Educação e Cultura Afro Brasileira, que reuniu 200 pessoas no anexo da Seduc, na noite de sexta-feira, 10 de novembro. O evento trouxe palestra da professora Cristiane Nepomuceno, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tratando sobre os 20 anos da lei nº 10.639/2003. A palestra principal foi realizada pelo mestre Boca Rica, de 87 anos, o mais antigo mestre vivo na Bahia.

O coordenador do projeto Capoeira nas Escolas, mestre Pequeno, ressaltou a dimensão universal do programa para os estudantes da Rede Municipal de Ensino.

“O projeto está de acordo com a lei 10.639/2003 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para incluir no currículo das escolas conteúdos de história da África e cultura afro- brasileira. Hoje atendemos cerca de 6 mil crianças das escolas municipais com 27 profissionais de 12 grupos de capoeira, fazendo o maior projeto de capoeira do Brasil e do Mundo, pois não existe nenhum projeto como esse, tão grande, tão democrático e tão duradouro como o nosso programa”, destacou mestre Pequeno.

As rodas de capoeira da culminância da VI Semana Municipal de Capoeira aconteceram em locais abertos como Praça da Bandeira, Calçadão da Cardoso Vieira, Praça Clementino Procópio, Praça do Trabalho, calçada do MAAP (Museu dos Três Pandeiros), calçada do Museu Sesi Digital, também no Açude Velho em frente à ACI e Feira Central de Campina Grande, além dos distritos.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo