CotidianoDestaques

Carnaval da Paz também no trânsito: STTP divulga balanço dos acidentes no período, sem registros de mortes

 

Dados do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (Neat), coordenado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), mostram que o Carnaval da Paz fez jus ao nome também no sistema viário. Os números disponíveis no sistema Business Inteligence (B.I.), abertos ao público no site da STTP, registram 21 acidentes no período de sábado (17) a quarta-feira de cinzas (22). Sendo que na terça-feira, houve apenas um sinistro.

Mesmo com grande movimentação de veículos e pessoas na cidade, devido aos eventos religiosos, não foram registrados acidentes graves nem mortes. Motocicletas estavam envolvidas em mais de 50% dos sinistros. Além disso, houve apenas dois registros de acidentes causados por ingestão de bebida alcoólica.

“Durante todo o Carnaval, nossos agentes estiveram nas ruas disciplinando o tráfego e promovendo segurança viária em diversos pontos da cidade. O fato de não ter havido morte, nem acidente grave no período, mostra que estamos no caminho certo, baseados em dados científicos, tecnologia e planejamento, no objetivo de diminuir acidentes e óbitos no trânsito de Campina Grande”, declarou Carlos Dunga Jr., superintendente da STTP e presidente do Neat.

Os dados do Núcleo são coletados, tabulados e analisados numa parceria entre STTP e SAMU, por meio da qual os atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito são sempre feitos com a presença dos agentes da STTP. Nos locais dos sinistros, os profissionais garantem a segurança viária dos socorristas e das vítimas e colhem informações para identificar as prováveis causas das ocorrências. Em seguida, essas informações são discutidas em reuniões do Nest, nas quais são propostas soluções rápidas de sinalização, educação e fiscalização para diminuir os riscos de que as ocorrências voltem a acontecer nos mesmos pontos.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo