CotidianoDestaques

Cartunista paraibano na edição histórica do Cinquentenário do Salão Internacional de Piracicaba

 

O cartunista Fred Ozanan, está entre os classificados do 50ºSalão Internacional de Humor de Piracicaba (SP), edição histórica que reúne trabalhos de artistas de 47 países, dentre os quais Brasil, Canadá, Estados Unidos, Cuba, Argentina, Espanha, Turquia, México, China, Inglaterra e Japão alcançando mais de 2.000 trabalhos inscritos, nas categorias charge, cartum, caricatura, quadrinhos, temática e escultura, dos quais apenas 220 constam da exposição no Engenho Central.

 

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba é o mais antigo do Brasil considerado, um dos mais importantes eventos do mundo, promovido pela Prefeitura, Secretaria Municipal de Ação Cultural e Centro de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba, que em 2023, além da mostra competitiva, apresenta dez mostras paralelas, algumas das quais historiando a existência do próprio salão que foi criado em 1974, em plena vigência da ditadura militar, surgindo da iniciativa ousada e corajosa de um grupo de artistas, jornalistas e intelectuais piracicabanos, na defesa da arte, cultura e liberdade de expressão.

 

FRED OZANAN E O SALÃO DE PIRACICABA

 

Morando em Campina Grande, distante do eixo dos grandes acontecimentos culturais do país, o cartunista Fred Ozanan conheceu e começou a se classificar no salão de Piracicaba na década de 80, acumulando participação direta 27 anos seguidos. Como se não bastasse, Ozanan comparece pessoalmente ao evento desde 1985, inserindo o seu nome entre os cartunistas históricos de incontestável contribuição ao humor gráfico no Brasil. Com entusiasmo, carisma e visão crítica do cotidiano, faz o seu traço alcançar a dimensão de humor universal, carregado da ironia comum aos grandes mestres.

O cartunista paraibano, na condição de convidado, participou de várias exposições paralelas de forma individual, uma delas, em 2014, “Brasil e os Outros 500”, conquistou o prêmio de Melhor Mostra da II Bienal Internacional da Caricatura.  Em 2021 integrou o Juri de Seleção do salão,  consolidação de uma  identidade nacional no campo do humor gráfico, referências que lhe renderam reconhecimento e homenagens em Piracicaba este ano.

 

Em 2023, Fred Ozanan faz parte do documentário Quase Cinquentão, do jornalista Rafael Bitencourt que aborda a história do Salão Internacional de Humor de Piracicaba e seus personagens; da exposição 50 Anos, 50 Mãos, mostra de artistas convidados que colocam  seus traços no troféu oficial do salão; Caricatura na exposição 50 Vezes Zélio, em homenagem ao cartunista, um dos criadores do salão e também integra a exposição Olhar do Orla, do cartunista Orlando Pedroso (RJ) que registrou com a sua câmera fotos de artistas que marcaram o salão de Piracicaba em anos anteriores.

Integram o Juri de Premiação de 2023, Bolingan (Cuba), Zetti Araújo (SP), Sidney Gusmann (SP), Rosana Herman (RJ), Baptistão (SP), Fabiana Langona (RS) e pelo caricaturista e escultor Max Porto.

A abertura do evento acontece no dia 26 de Agosto, no Armazém 14, do Engenho Central de Piracicaba, se prolongando até o mês de novembro.

 

Assessoria de Comunicação

 

 



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo