Releases

centro de excelência promove novos métodos para melhorar a produtividade brasileira

O Centro de Excelência em EPC (CE-EPC) reuniu empresas de engenharia para promover entre elas novos métodos construtivos que têm auxiliado o setor a ganhar produtividade em projetos. Foi realizado um seminário especial sobre construtibilidade para os associados na Universidade Corporativa da Petrobras, no Rio de Janeiro, contando com a participação de 60 profissionais de empresas ligadas às atividades de Engenharia, Construção e Montagem Industrial, além de representantes de instituições de ensino e da Petrobras, entre outros especialistas. Com o sucesso do evento, o CE-EPC já está planejando a realização do seminário em outras localidades do país.

Um dos pontos de destaque do curso foi a apresentação, no segundo dia, de práticas para evitar um problema identificado recentemente em pesquisa desenvolvida pelo CE-EPC: deficiências nos controles e mecanismos de disseminação da informação e do conhecimento nas empresas. Para lidar com a questão, foram apresentados casos reais de sucesso das práticas de construtibilidade, em obras da Petrobras, em que os controles e mecanismos de disseminação foram efetivamente implementados.

No primeiro dia, os participantes discutiram os fundamentos básicos da construtibilidade, análise de valor e acabamento avançado, tendo como referência as definições e metodologias desenvolvidas por instituições de renome internacional, como o Construction Industry Institute (CII), Construction Owners Association of Alberta (COAA) e o Construction Users Roudtable (Curt), customizadas para a indústria local.

“O objetivo do Centro é disseminar cada vez mais o conhecimento entre os associados, trazendo práticas e experiências de sucesso para as empresas, que estão sempre em busca de melhorar a produtividade”, afirmou o diretor executivo do CE-EPC, Danilo Gonçalves.

O Centro de Excelência em EPC, criado em 2008, vem buscando ajudar as empresas brasileiras a melhorarem a produtividade e atualmente tem parcerias com as maiores associações de engenharia do mundo. Além de contar com as maiores empreiteiras do país, o CE-EPC possui como associadas a Petrobras, a Statoil e a Shell, mas pretende expandir seu foco para além do setor de óleo e gás, alcançando também os segmentos de mineração, siderurgia e petroquímica.

 

Mais informações

Paulo da Luz
paulodaluz@pl5.com.br
(21) 2551-1447
www.ce-epc.org.br



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo