DestaquesEconomia

Cerest e MPT promovem capacitação sobre vigilância de óbitos no trabalho

 

Com o objetivo de superar a subnotificação dos óbitos que ocorrem durante as atividades laborais em Campina Grande e região, o Ministério Público do Trabalho, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e o Ministério Público do Trabalho (MPT-PB) realizaram uma capacitação sobre vigilância e investigação de óbitos relacionados ao trabalho.

A capacitação aconteceu na manhã desta quarta-feira, 31, no auditório do MPT. A ação faz parte de uma programação de educação que os órgãos estão promovendo para as referências técnicas dos 70 municípios que fazem parte da 2ª Macrorregião em Saúde da Paraíba.

O trabalho foi intitulado como projeto “Qualifica Municípios” e tem por objetivo aumentar o número de notificações em acidentes e adoecimentos relacionados ao trabalho. A meta é fazer com que os municípios deixem de subnotificar os casos. Além do Cerest e dos representantes das cidades, participaram da capacitação os procuradores do MPT Dra. Andressa Ribeiro Coutinho e Dr. Raulino Maracajá.

“Esse trabalho é muito importante porque através dessa mobilização estamos buscando mitigar a subnotificação, que atinge essa questão dos óbitos no trabalho. A maioria das mortes por trabalho ou no trabalho não são notificadas como tal e isso gera um falseamento dos dados, o que compromete políticas públicas de prevenção eficazes”, disse a coordenadora do Cerest-CG, Anna Karla Souto Maior.

O Cerest é um órgão de fiscalização e de assessoramento vinculado à Direção de Vigilância em Saúde (DVS), da Secretaria de Saúde de Campina Grande. O município é uma referência regional e tem também um Centro de Referência em Assistência e Reabilitação à Saúde do Trabalhador, o Cerast, numa parceria entre Prefeitura de Campina Grande e MPT.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo